Catequese - Primeira Comunhão
 
Advento - Introdução
 
Veja os outros encontros
 

Ano Liturgico

O que é isso? Foram os padres que inventaram? Essa foi a indagação de um menino que participa no grupo.

O ano litúrgico aparece representado por letras e uns são chamados de tempos fortes, por que celebram os mistérios principais da nossa religião; outros não são tão fortes como o tempo comum, por exemplo, mas em todos os tempos e lugares tem que ser rigidos para viver o cristianismo, e mais, para ser missionário e transmitir o evangelho do Cristo, o Senhor. Mãos a obra.

Objetivo:
Que as crianças conheçam e assimilem o ritmo da vida crista através dos tempos litúrgicos.

1-      Saudação e apresentação do catequista
(livre escolha do catequista)


2-      Introdução

Hoje iniciamos um caminho novo em nossa vida. Pertencemos a Igreja de Cristo, portanto vamos iniciar a nossa caminhada. Antes de iniciar o encontro quero todos saúdem o nosso principal catequista: Jesus.  Colocamos-nos de pé e fechamos os olhos e depois repetem essa pequena oração: Oi Jesus, esteja aqui conosco porque estamos reunidos em teu nome. (Mt 18,20). Você disse: “Onde estiver dois ou três reunidos em meu nome, eu ali estou também”.  Aqui está teu grupo de crianças que se preparam para receber a primeira comunhão e queremos colaborar  contigo no crescimento do teu Reino. Dê sua benção e acompanha-nos todos os dias. Agradecemos-te por Maria, Tua Mãe, que é também nossa Mãe. Ela nos ajudará a ser fiéis à nossos compromissos. Obrigado Jesus. Amém.

3-      Dinâmica:
A cada criança se entrega um recorte em cartolina em formato de um pé. Cada um escreve nele o seu nome. O grupo estará sentado em circulo. Quando de o sinal, cada criança coloca no chão sua pegada com seu nome escrito, não importa a direção que fique cada pegada.

4- Cada um observa a pegada e o catequista propõe a leitura da Palavra de Deus. Antecipadamente o catequista recorta um sol com o nome de Jesus. Ao fazer a leitura uma criança coloca o sol no meio do circulo onde estão as pegadas.

5- (João 8,12): “Jesus voltou a falar com as pessoas dizendo: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminhará no escuro, mas sim terá a luz da vida.”

6- O catequista propõe:
Agora que Jesus nos falou, temos que fazer algo. (colocar as pegadas, cada um a sua, na direção do sol-Jesus). Uma vez colocada, ler de novo - (João 8,12) e comentar o sentido do que disse Jesus.

Perguntar
- Como podemos seguir Jesus?
- Que escuridão temos e tem as pessoas?
- Como podemos ajudar a nós mesmos?

Comentário do catequista:
Jesus é o primeiro missionário do Pai e quer que todos os homens tenham a luz da vida e para isso nos convida, a que como Ele, sejamos MISSIONARIOS. Também quer que toda nossa vida esteja iluminada; cada dia, cada hora, cada ano, toda a vida. Por isso hoje vamos a aprender algo muito interessante. O ano eclesial, o ano da Igreja, o ANO LITURGICO.

7- Com antecedência o catequista prepara o seguinte:
a- Um circulo grande em papel cartolina dividido em 8 partes cada uma marcada com os números de 1 a 8.
b- Os seguintes nomes escritos no papel:
1- ADVENTO
2- NATAL
3- EPIFANIA
4- BATISMO DO SENHOR
5- QUARESMA
6- PASCOA
7- PENTECOSTES
8- TEMPO COMUM

- O catequista colocará o circulo no chão e dará a cada criança (até onde alcança, são 8) para que os coloquem no número correspondente. Em seguida o sol com o nome de Jesus, se colocará no meio.

- Irá explicando, que para os cristãos, todo o ano, toda a vida gira em torno a Jesus.

- Que nosso “ANO LITURGICO” se inicia com o ADVENTO, que também recorda todo o tempo do Antigo Testamento em que o povo esperava o Messias, o Salvador.

8- Compromisso:

Iniciaremos um novo “ano Cristão litúrgico”. O iniciaremos com o “Advento”. Cada catequese será um novo encontro com Jesus, por isso não devemos faltar. Que faremos esta semana? Vamos rezar todas a noites dizendo a Jesus: “ Jesus, você é muito importante para minha vida, eu confio em Ti. Quero ser teu/tua hoje e sempre.
O catequista lembra o que devem trazer para o próximo encontro da equipe caderno, lápiz, etc.

9- Nos despedimos cantando: à Virgem ou rezando a Ave Maria.



 
 
xm732