Catequese - Coroinhas
 
Vestes e Paramentos
 
Veja os outros encontros
 

Camisa Clergyman: Camisa usada por sacerdotes com gola especial.

 

Túnica ou Alva: Vestimenta, quase sempre de cor branca, que veste o sacerdote e os coroinhas, recobrindo todo o seu corpo.

 
Cíngulo: Cordão branco posto à cintura para prender a alva
 

Sobrepeliz: Veste branca usada sobre a batina por coroinhas em algumas comunidades também é usada por cerimoniarios.

 

Estola: Usada por cima da alva ou túnica, é uma tira comprida de pano. É o símbolo do poder sacerdotal, e a cor varia de acordo com o tempo litúrgico. Além de ser usada na missa, também o é na administração dos sacramentos e nos sacramentais.

 
Estola Diáconal: Semelhante à estola sacerdotal, mas na transversal.
 
Casula: É o traje usado pelo sacerdote durante as ações sagradas, usadas geralmente nas Missas, Domingos, solenidades e festas. É usada sobre a túnica e a estola.
 

Dalmática: Veste própria do diácono, que a usa sobre a alva e a estola. Também o Bispo e o usa, debaixo da casula, em ocasiões especiais.

 
Batina: utilizada pelos sacerdotes
 

Capa Pluvial: Capa comprida usada pelo sacerdote, e também pelo diácono, para bênção, procissões eucarísticas e aspersão dos fiéis com água benta.

 

Véu Umeral ou Véu de Ombros:
Manto usado pelos ministros ordenados, colocando sobre os ombros dos mesmos, com o qual seguram o ostensório.

 
Mitra: Chapéu usado pelo bispo, o coroinha que fica encarregado de segurá-lo durante a celebração deve usar o véu umeral e a esse coroinha se dá o nome de mitrífero.
 

Solidéu: Acessório que o bispo usa embaixo da mitra, na celebração geralmente o bispo usa o solidéu em algumas partes que ele usa a mitra sobre ele.

 



 
 
xm732