Catequese - Pré-Catequese
 
02. A Arca de Noé
 
Veja os outros encontros
 

Objetivo: Fé é crer no que não se pode ver. Mostrar que pela fé (em Jesus Cristo) e através do trabalho a  serviço de Deus é que o homem será salvo.

Oração inicial

Acolhida
Música:
Erguei as Mãos
(Pe. Marcelo Rossi)

Erguei as mãos e dai glória a Deus. Erguei as mãos e dai glória a Deus. Erguei as mãos e cantai como os filhos do Senhor.
Erguei as mãos...
Os animaizinhos subiram de dois em dois. Os animaizinhos subiram de dois em dois. O elefante e os passarinhos como os filhos do Senhor.
Erguei as mãos...
Os animaizinhos subiram de dois em dois. Os animaizinhos subiram de dois em dois. A minhoquinha e os pingüins como os filhos do Senhor.
Erguei as mãos...
Os animaizinhos subiram de dois em dois. Os animaizinhos subiram de dois em dois. O cangurú e o sapinho como os filhos do Senhor.
Erguei as mãos...

Partindo do concreto
Dinâmica do spray - Pedir que fechem os olhos e vaporizar um pouco de spray na sala. Perguntar sobre o que sentem e levar à comparação: "Não podemos ver a Deus, mas podemos senti-lo. Nem tudo o que existe de fato, pode ser visto ou tocado."

A chave
E agora? Como poderemos conhecer a Deus se não podemos vê-lo?

Semeando a palavra

Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.” (Hebreus 11.7)

História: A Arca de Noé.

 1. Após muitos dias de chuva, o que Deus mandou Noé fazer?
 2. Após várias tentativas qual o acontecimento que levou Noé a saber que já poderia sair da Arca?

Explicação
As promessas de Deus
Esta foi a promessa de Deus para Noé: a vinda de um dilúvio e a existência de uma arca.

A reação de Noé
Diante da Promessa de Deus, Noé se esforçou intensamente para construir a arca que iria salvá-lo.
A promessa de Deus exigiu uma postura de Noé – A fé de Noé está relacionada à reação dele à Palavra de Deus. Ao ouvir a promessa, Noé tomou uma postura de ação.

A confiança em Deus o levou a agir com organização – ele decidiu trabalhar para ver o cumprimento da promessa de Deus, diminuindo o seu ritmo de vida e deixando de fazer muitas das coisas que fazia até então para construir a arca; com planejamento – ele precisou usar a razão, raciocinar para fazer as coisas acontecerem.

Ele não era um derrubador de árvores e nem um construtor de barcos. Aquilo que Deus lhe havia falado era uma coisa nova; e executando – depois de planejar tudo, Noé colocou as mãos na obra. Ele precisou suar a camisa para construir a arca. Se, hoje em dia, com toda a tecnologia, é difícil construir um barco de madeira, imagine naquela época!

Hoje em dia as pessoas pensam que ter fé é não fazer nada, é simplesmente esperar que as coisas aconteçam, sem se preparar. Ter fé, para elas, é simplesmente fazer uma confissão positiva e desconsiderar a razão; é ficar de braços cruzados, lembrando Deus das promessas dele. É isso que acontece nos dias de hoje: as pessoas dizem “Eu determino que isso deve acontecer assim” e pronto! Elas ficam confiando de que as coisas vão acontecer segundo a determinação delas.

Você já pensou em Noé de braços cruzados, lembrando Deus das promessas?
 A Bíblia diz que, pela fé, Noé construiu uma arca. E através daquela arca que ele construiu, com o suor do seu rosto e com o uso da sua razão, ele foi salvo juntamente com toda a sua família. A fé não levou Noé a ficar acomodado. Pelo contrário, por causa da fé ele trabalhou mais ainda. E não somente isso: por causa da sua fé ativa, ele condenou o mundo. 
Atividade
Colorir o desenho da Arca de Noé

Guardando
 Posso sentir Deus em todas as coisas.

Encerramento



 
 
xm732