Colunas
 
O dia de oração pelas monjas
Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.
 
Leia os outros artigos
 

Ainda como Diocese, nossa Arquidiocese recebeu a 13 de junho de 1960 a comunidade fundadora das Monjas Beneditinas do Mosteiro da Santa Cruz; elas provinham, a Convite de Dom Geraldo de Morais Penido, meu ilustre antecessor – de quem tive a honra de ter sido seminarista e por ele ordenado presbítero, da Abadia de Santa Maria, em São Paulo, que foi o primeiro Mosteiro de Monjas Beneditinas de toda a América.

Esse mosteiro tem se mantido como um farol, de contínua luminosidade, a irradiar a espiritualidade beneditina do ORA, LABORA ET LEGE em nossa terra.

As monjas estão bem unidas, por meio da oração, ao projeto evangelizador que sempre foi proposto para o anúncio de Jesus Cristo, vivendo, de modo especial, também a vocação de serem discípulas missionárias, oferecendo suas vidas como hóstias vivas e agradáveis ao Senhor, afastadas do mundo, na clausura, mas profundamente preocupadas para que esse mundo descubra os inenarráveis valores das coisas do alto.

Em concomitância com a memória da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo de Jerusalém, que celebramos no dia 21 de novembro, a Igreja realiza a jornada mundial pro orantibus. Desde 1959, portanto há cinquenta anos, o Papa Beato João XXIII instituiu esse dia como dia de oração e de coleta, de toda a Igreja, por aquelas que não cessam de rezar, intecedendo por todos e cada um de nós.

É para nós um grande graça ter um Mosteiro entre nós, por isso mesmo é necessário que o conheçamos para que valorizemos essa presença orante, mas não nos esqueçamos de rezar por elas nesse dia, pedindo que o Senhor suscite sempre novas vocações e para que cresçam cada dia mais no conhecimento do amor de Deus, refletindo a alegria de servir ao Tudo, na comunidade, reflexo testemunhal da própria Trindade Santa, perfeita comunidade.

Por fim, ao convidar a todos os meus leitores a rezarem pelas Monjas do Mosteiro da Santa Cruz de Juiz de Fora, lanço um apelo para que você que ainda não conhece o Mosteiro da Santa Cruz que o visite, que adquira os trabalhos manuais feitos, com esmero e oração, pelas Monjas e que seja você, também, um assinante das publicações da Editora Subiaco. Vale a pena entrar no mistério destas mulheres orantes que nos levam a Deus. O endereço do Mosteiro da Santa Cruz é na Rua Professor Coelho e Souza, 95, em Juiz de Fora. Visite as irmãs e reze com elas pela Igreja de Juiz de Fora e que peregrina no mundo.



 
 
xm732