Dinâmicas
 
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086. Jogo dos bichos

1. MATERIAIS: etiquetas auto-adesivas, caneta hidrográfica.

2. INSTRUÇÕES:

a. Grupo em circulo, sentados. Distribuem-se etiquetas com o nome de cada um, para ser fixado;

b. Solicita-se a cada participante que pense no nome de um bicho. Em seguida, cada um fala o seu, em voz alta, podendo repetir três vezes, no máximo. O grupo deverá
memorizá-lo;

c. O Diretor chama duas pessoas pelo nome e estas deverão falar o nome do bicho da outra. Quem chamar por último sai do jogo. Em caso de dúvida, não se exclui
ninguém;

d. Após um determinado tempo, cada pessoa escolhe o som/ruído que o bicho produz. Repete-se o mesmo processo, desta vez emitindo o som da outra;

e. Comentários

VARIAÇÃO: apesar de estar classificado na 1ª fase, em função de seu aspecto lúdico, esse jogo pode ser adaptado e aplicado as três fases da matriz de identidade. Pode- se, por ex., trocar o nome por números; solicitar que cada um represente o bicho do outro sem ser concomitante: inverte os papeis, ou seja, cada dupla representa o próprio bicho e, em seguida, o da outro, estabelecendo uma relação complementar etc.



 
 
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