Dinâmicas
 
As dinâmicas estão organizadas por volumes e divulgadas no site individualmente, para imprimir apenas a dinâmica dessa página clique no botão acima IMPRIMIR ESSA PÁGINA.

Agora se você desejar poderá salvar o arquivo contendo todas as dinâmicas desse volume na seção de download das apostilas, assim você terá várias apostilas de dinâmicas.
Indice geral de dinâmicas
 
Confira as outras dinâmicas para Grupo Jovem
 
Para enviar essa dinâmica automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Compartilhe essa dinâmica no facebook, assim outros catequistas irão conhecer e aplicar nos encontros de catequese. Para isto basta clicar no icone do FACEBOOK ou outro programa que você desejar compartilhar com seus amigos. Ajude-nos a levar a Palavra de Deus a todos.
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar essa dinâmica para todos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
 
Parte 1 - Reconhecimento do eu
São dinâmicas e jogos que abrangem características de senso percepção e princípio de comunicação

Jogos correlacionados à 1ª fase da matriz de identidade (Reconhecimento do eu - fase do Espelho), que abrangem características de senso percepção e princípio de comunicação, fundamentalmente. Dependerá da visão do Diretor em captar a dinâmica do grupo e de cada indivíduo (Eu e o Outro), para a inserção de jogos pertinentes ao momento, podendo apresentar contato físico ou não entre os participantes. Neste sentido, são apresentados desde jogos dramáticos sem contato até aqueles que envolvem um contato físico intenso.

A ênfase que se dá nesse tipo de classificação abrange jogos individuais e emduplas, mesmo envolvendo todas as pessoas. É o momento do desenvolvimento do papel propriamente dito (role - playing), não só de cada participante, como do grupo todo, podendo, dessa forma, obter uma visão global e distinta do grupo. Os jogos dramáticos que pertencem a este tipo são:

Jogos de percepção de Si mesmo: são jogos que avaliam a percepção de si próprios através de características como a sensibilização, de percepção e tipo de comunicação, dentre outras. Podem ser individuais ou em duplas.

Jogos de Percepção do Outro/Espelho: Geralmente envolvem duplas, possibilitando ao indivíduo perceber-se adequadamente através do outro. É o processo de se reconhecer (Reconhecimento do Eu). Em sua essência, corresponde à fase do Espelho. Jogos de Pré - Inversão: Neste tipo de jogo, os participantes iniciam o processo de Pré - Inversão, uma vez que não há a troca de papéis efetivamente, isto é, principio colocar-se no lugar do outro. Não se exige ainda a reciprocidade que permeia a inversão de papéis.



 
 
xm732