134. Celebração de Ação de Graças

Objetivo: Valorisar e agradecer as graças que recebemos de Deus.

Todo o grupo precisa estar envolvido pelo espírito de ação de graças, animado para o louvor e a gratidão a Deus. Utilizando toalhas e panos coloridos; imagens e cartazes que expressem ação de graças; frases e mensagens de agradecimento e louvor; velas, e outros ornamentos; objetos, símbolos, monta-se um ambiente celebrativo próprio.

Todos em círculo envolta de um altar ou ao chão.

Música instrumental que propicie a mística espiritual desejada.

No centro fotos de momentos marcantes das pessoas do grupo que vivenciam a celebração, de paisagens da natureza, pessoas felizes e fatos difíceis, obras fantásticas da humanidade, imagens de Jesus Cristo, figuras que demostram as maravilhas da ciência moderna, famílias etc.. enfim tudo que mereça agradecimento.

O animador inicia a celebração contextualizando-a emotivando o louvor a Deus criador, Pai de toda humanidade, amoroso com seus filhos, consolo e abrigo certo a todos os que sofrem, do qual tudo provém, origem dos dons e talentos presenteados amorosamente. Convida-se os participantes a leitura alternada do “Louvor das Criaturas” (Dn 3, 52-90).

Então todos devem circular pelo ambiente e escolher dois ou três motivos especiais de agradecimento que serão partilhados com o grande grupo de forma que todos louvem a Deus ressaltando sua bondade em suas vidas.

Lê-se a mensagem.

Após a partilha termina-se a celebração com um canto que leve a grupo a partilhar a alegria de viver, de juntos formarem uma família de irmãos e amigos.