Dinâmicas
 
As dinâmicas estão organizadas por volumes e divulgadas no site individualmente, para imprimir apenas a dinâmica dessa página clique no botão acima IMPRIMIR ESSA PÁGINA.

Agora se você desejar poderá salvar o arquivo contendo todas as dinâmicas desse volume na seção de download das apostilas, assim você terá várias apostilas de dinâmicas.
Clique para salvar as apostilas de dinâmicas
 
Confira as outras dinâmicas do volume 03
137. Complete o desenho
Objetivo: Finalizar um trabalho iniciado por outro

Material – Pincel atômico, lápis, lápis de cor, canetas para colorir, papel e fita crepe e varal com prendedor.

Objetivo – Propiciar condições para que os participantes consigam completar trabalhos começados por outros.

Solicitação – O animador solicita que cada participante inicie um desenho (pode ser de uma casa, de uma escola, de uma igreja, de um jardim, mas sempre enfocando um sonho de justiça e paz), em seguida, depois de dois minutos mais ou menos, faz com que as folhas sejam passadas cada uma para o seu companheiro ao lado no sentido horário e determina que cada participante complete o desenho iniciado. Mais uma vez, depois de dois minutos, repete a ordem, dando agora um tempinho a mais para que cada um complete o desenho. Cada participante, ao pegar a folha, escreve seu nome, então a obra será realizada por três participantes. Penduram-se as obras todas no varal, e todo mundo contempla as obras realizadas. O animador pede que voltem a formar o círculo e pergunta: “Quem quer falar sobre o que sentiu somente iniciando seu desenho, e deixando outro interferir na sua obra, ou ainda como se sentiu completando um trabalho iniciado pelos outros?”

Fechamento – Muitas coisas que realizamos a médio ou longo prazo não são concluídas por nós ou não foram iniciadas por nós. Como trabalhar isso? O animador deve propiciar que todos que quiserem falar falem. Também deve animar cada um a fazer sua parte, sabendo aceitar interferência de outros e também colaborando e interferindo no trabalho de outros. A sua visão de justiça e de paz é semelhante à de seus colegas? E é semelhante à justiça de Deus? Justiça para nós é dar a cada um o que merece ou o que necessita? A paz se constrói no coletivo, mas se constrói a partir de cada um. A paz é fruto da justiça. Ler e comentar Lucas 15, 11-32

 
 
xm732