Dinâmicas
 
As dinâmicas estão organizadas por volumes e divulgadas no site individualmente, para imprimir apenas a dinâmica dessa página clique no botão acima IMPRIMIR ESSA PÁGINA.

Agora se você desejar poderá salvar o arquivo contendo todas as dinâmicas desse volume na seção de download das apostilas, assim você terá várias apostilas de dinâmicas.
Clique para salvar as apostilas de dinâmicas
 
Confira as outras dinâmicas do volume Bíblia
Memorização de versículos.

Explique o significado do versículo.

Certifique-se de que os catequizandos entendem o significado de todas as palavras, principalmente as difíceis, para evitar que memorizem coisas que não entendam ou desenvolvam conceitos errados.

Ajude-os a procurar o versículo em suas próprias Bíblias.

Ajude-os a fazerem associações de imagens ao versículo, se ele permite isso. (que imagem vem a sua cabeça ao falar a palavra "Nike"? É a marca bem conhecida ou um de seus produtos; isto acontece porque a empresa associou o seu emblema...). Associações com imagens, ajudam a Palavra de Deus a permanecer nos corações dos catequizandos).

Mescle o verso com todos os aspectos da história/lição/encontro.

Prepare-se como catequista: Saiba o verso que você vai ensinar de memória. E o coloque em local bem visível a todos na sala (quadro de giz, cartaz, etc..)

Parabenize através de palavras ou prêmios. Psicólogos nos lembram que memorização acontece com maior eficiência se algum tipo de recompensa é dado ao catequizando - seja cumprimentos, certificados, troféus, prêmios...

Descubra o que motiva cada um a aprender a Palavra de Deus. Para umas, basta desafiá-las a guardar a Palavra de Deus em seu coração; para outras é necessário algum tipo de recompensa palpável.

Para guardar a referência, diga o nome do livro, capítulo e verso antes e depois do verso em sí.

Para todas as idades a chave para a memorização é a repetição. Torne-a divertida! Seja criativo! Versos estudados apenas uma vez são facilmente esquecidos. Revisões ajudam a guardar o que aprenderam e a tornar o verso parte de suas vidas.

Seja seletivo: é preferível aprender uns poucos versos e sabê-los do que tentar memorizar muitos versos e não consegui-lo bem.

Não despreze, não menospreze ou contribua para uma sensação de fracasso naqueles que aprendem mais devagar.

Mande o verso para casa, de alguma forma impressa/escrita. Se possível algo que a criança mesma tenha feito. Seja criativo! A chave para ensinar a decorar versículos na catequese está na palavras

VARIAÇÕES

Jogo do Eco


O catequista diz o verso; a turma toda ecoa.
O catequista então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis, os meninos, as meninas, cabelos castanhos - assim ao dizer o verso, somente Os catequizandos que têm a característica mencionada devem ecoar o versículo.

Com Bola

Forme um círculo com os catequizandos e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do catequista, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).

Esconde-esconde

Escreva cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.

Com fantoches

Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar Os catequizandos "Acertei?". Os catequizandos o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que Os catequizandos enjoem da brincadeira.

Seu mestre mandou...

Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..

Casas numeradas

Desenhe com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se repitam. Toque uma música e enquanto isso os catequizandos devem passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e Os catequizandos que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo.

Apague uma palavra

Escreva o versículo todo no quadro. Leia com os catequizandos o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo.
Você pode pedir que venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.

Apagar letras

Escreva o versículo todo no quadro. Leia o versículo todo. Peça que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece. Pode ser mais fácil para crianças pequenas, que embora ainda não estejam alfabetizadas, já reconhecem algumas letras soltas.

 
 
xm732