Litúrgia Dominical
Homílias do ano de 2016
Autor: Padre Wagner Augusto Portugal
 
 
 
Tempo Comum
Jesus Cristo Rei do Universo – C
"O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria a força e a honra. A ele glória e poder através dos séculos"(Cf. Ap 5,12;1,6)
33º Domingo do Tempo Comum – C
"Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis, e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes"(Cf. Jr 20, 11ss).
Solenidade de Todos os Santos – C
"Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando a festa de todos os Santos. Conosco alegram-se os Anjos e glorificam o Filho de Deus".
Dia de Finados – C
"Deus, que ressuscitou Jesus dentre os mortos, também dará vida aos nossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em nós"(Rm 8,11)
31º Domingo do Tempo Comum – C
"Não me abandoneis jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação!" (cf. Sl. 37,22-23.
30º Domingo do Tempo Comum – C
"Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face"(cf. Sl 104,3s).
29º Domingo do Tempo Comum – C
"Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me"(cf. Sl 16,6.8).
Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – C
"Com grande alegria rejubilo-me no Senhor, e minha alma exultará no meu Deus, pois me revestiu de justiça e salvação, como a noiva ornada de suas jóias"
28º Domingo do Tempo Comum – C
"Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel"(Cf. Sl 129,3s).
27º Domingo do Tempo Comum – C
"Senhor, tudo está em vosso poder e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo!"(cf. Est. 1,9.10s)
26º Domingo do Tempo Comum – C
"Senhor, tudo o que fizestes conosco, com razão o fizestes, pois pecamos contra vós e não obedecemos aos vossos mandamentos. Mas honrai o vosso nome, tratando-nos segundo vossa misericórdia"(cf. Dn 3,31.29s.43.42)
25º Domingo do Tempo Comum – C
"Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre".
Festa da Exaltação da Santa Cruz – C
"A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou." (Gl 6,14)
24º Domingo do Tempo Comum – C
"Ouvi, Senhor, as preces do vosso servo e do vosso povo eleito: daí a paz àqueles que esperam em vós, para que os vossos profetas sejam verdadeiros"(cf. Eclo 36,18).
23º Domingo do Tempo Comum – C
"Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença. Tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia"(cf. Sl. 118).
22º Domingo do Tempo Comum – C
"Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam"(cf. Sl 85,3.5)
Festa da Assunção de Nossa Senhora – C
"Grande sinal apareceu no céu: uma mulher que tem o sol por manto, a lua sob os pés, e uma coroa de doze estrelas na cabeça"(cf. Ap 12,1).
20º Domingo do Tempo Comum – C
"Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar, e contemplai a face do vosso Ungido, porque um dia em vosso templo vale mais do que outros mil"(cf. Sl 83,10-11).
19º Domingo do Tempo Comum – C
"Considerai, Senhor, vossa aliança, e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca"(Cf. Sl 73,20.19.22.23)
Festa da Transfiguração do Senhor – C
"O Espírito Santo apareceu na nuvem luminosa e a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho amado, nele depositei todo o meu amor. Escutai-o." (Mt. 17,5)
18º Domingo do Tempo Comum – C
"Meu Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não tardeis mais"(cf. Sl 69,2.6).
17º Domingo do Tempo Comum – C
"Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo"(cf. Sl. 67,6s.36)
16º Domingo do Tempo Comum – C
"É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom"(cf. Sl 53,6.8)
15º Domingo do Tempo Comum – C
"Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória"(cf. Sl 16,15)
Solenidade de São Pedro e São Paulo – C
"Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus".
13º Domingo do Tempo Comum – C
"Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria"(Sl. 46,2)
Solenidade da Natividade de São João Batista – C
"Houve um homem enviado por Deus: o seu nome era João. Veio dar testemunho da luz e preparar para o Senhor um povo bem disposto a recebê-lo" (Cf. Jo 1,6s; Lc 1,17).
12º Domingo do Tempo Comum – C
Tomar a cruz todos os dias é seguir a Jesus renunciando ao pecado
11º Domingo do Tempo Comum – C
"Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu Salvador!" (cf. Sl. 26,7.9
10º Domingo do Tempo Comum – C
"O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem" (cf. Sl 26,1s).
Sagrado Coração de Jesus – C
"Eis os pensamentos do seu Coração, que permanecem ao longo das gerações: libertar da morte todos os homens e conservar-lhes a vida em tempo de penúria"(Cf. Sl 32,11.19).
9º Domingo do Tempo Comum – C
"Olhai para mim Senhor, e tende piedade, pois vivo sozinho e infeliz. Vede minha miséria e minha dor e perdoai todos os meus pecados"(Sl 24,16.18).
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – C
"O Senhor alimentou seu povo com a flor do trigo e com o mel do rochedo o saciou"(cf. Sl. 80,17).
Solenidade da Santíssima Trindade – C
"Bendito seja Deus Pai, bendito o Filho unigênito e bendito o Espírito Santo. Deus foi misericordioso para conosco".
 
Tempo Pascal
Solenidade de Pentecostes – C
"O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo seu Espírito que habilita em nós, aleluia!" (cf. Rm 5,5; 10,11)
Vigília de Pentecostes – C
"O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo seu Espírito que habita em nós, aleluia!"(cf. Rm 5,5;10,11).
Ascensão do Senhor – C
"Homens da Galiléia, por que estais admirados, olhando para o céu? Este Jesus há de voltar do mesmo modo que o vistes subir, aleluia!"
6º Domingo da Páscoa – C
"Anunciai com gritos de alegria, proclamai até os extremos da terra: o Senhor libertou o seu povo, aleluia!". (cf. Is 48,20).
5º Domingo da Páscoa – C
"Cantai ao Senhor um canto novo, porque ele fez maravilhas; e revelou sua justiça diante das nações, aleluia!" (cf. Sl 97, 1s).
4º Domingo da Páscoa – C
"A terra está repleta do amor de Deus; por sua palavra foram feitos os céus, aleluia!"(cf. Sl. 32, 5s).
3º Domingo da Páscoa – C
"Aclamai a Deus, toda a terra, cantai a glória de seu nome, rendei-lhe glória e louvor, aleluia!". (cf. Sl 65,1s).
Anunciação do Senhor - C
"Ao entrar no mundo, Cristo disse: Eis-me aqui, ó Pai, para fazer a tua vontade!"(Hb 10,5.7).
2º Domingo da Páscoa – C
"Como crianças recém-nascidas, desejai o puro leite espiritual para crescerdes na salvação, aleluia!"(cf. 1Pd 2,2)
Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor – C
"Ressuscitei, ó Pai, e sempre estou contigo: pousaste sobre mim a tua mão, tua sabedoria é admirável, aleluia!"(cf. sl 138, 18.5s)
 
Tríduo Pascal
Sábado Santo – Vigília Pascal – C
"Eu sou a luz do mundo e darei a quem me seguir a luz da vida!" (cf Jo 8,12).
Sexta-feira da Paixão do Senhor – C
"Vinde a mim, aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração e encontrareis o repouso que procurais!"(cf. Mt 11,28-30)
Missa da Ceia do Senhor – Quinta-feira Santa – C
"A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou". (cf. Gl 6,14)
 
Tempo da Quaresma
Domingo de Ramos - C
"Saudemos com hosanas o Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Jesus, rei de Israel, hosana nas alturas!"(Cf. Mt 21,9)
5º Domingo da Quaresma - C
"A mim, ó Deus, fazei justiça, defendei a minha causa contra a gente sem piedade; do homem perverso e traidor libertai-me, porque sois, ó Deus, o meu socorro". (cf. Sl 42,1s).
4º Domingo da Quaresma - C
"Alegra-te, Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais; vós que estais tristes, exultai de alegria! Saciai-vos com a abundância de suas consolações". (cf. Is 66,10s)
3º Domingo da Quaresma - C
"Tenho os olhos sempre fitos no Senhor, porque livra os meus pés da armadilha. Olhai para mim, tende piedade, pois vivo sozinho e infeliz". (cf. Sl 24,15s).
2º Domingo da Quaresma - C
"Meu coração disse: Senhor, buscarei a vossa face. É vossa face, Senhor, que eu procuro, não desvieis de mim o vosso rosto!". (cf. Sl. 26,8).
1º Domingo da Quaresma - C
"Quando meu servo chamar, hei de atendê-lo, estarei com ele na tribulação. Hei de livrá-lo e glorificá-lo e lhe darei longos dias". (cf. Sl. 90, 15s)
Quarta-Feira de Cinzas - C
"Ó Deus, vós tendes compaixão de todos e nada do que criastes desprezais: perdoais nossos pecados pela penitência porque sois o Senhor nosso Deus". (cf. Sb 11,24s.27).
 
Tempo Comum
5º Domingo do Tempo Comum - C
"Entrai, inclinai-vos e prostai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é nosso Deus". (cf. Sl 94, 6s)
4º Domingo do Tempo Comum - C
"Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor". (cf. Sl 105, 47).
3º Domingo do Tempo Comum - C
Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo". (cf. Sl. 95, 1.6).
2º Domingo do Tempo Comum - C
"Que toda a terra se proste diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! "(Sl 65,4).
 
Tempo do Natal
Festa do Batismo do Senhor - C
"Batizado o Senhor, os céus se abriram e o Espírito Santo pairou sobre ele sob forma de pomba. E a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho muito amado, nele está todo o meu amor!"(cf. Mt 3, 16s).
Solenidade da Epifania do Senhor - C
"Eis que veio o Senhor dos senhores, em suas mãos, o poder e a realeza". (cf. Ml 3,1; 1Cr 19, 12)
Santa Maria, Mãe de Deus e dos homens - C
"Hoje surgiu a luz para o mundo: O Senhor nasceu para nós. Ele será chamado Admirável, Deus, Princípe da paz, Pai do mundo novo, e o seu reino não terá fim" (Is 9,2.6; Lc 1,33)
Festa da Sagrada Família: Jesus, Maria e José - C
"Vieram apressados os pastores, e encontraram Maria com José, e o Menino deitado no presépio". (Cf. Lc 2,16).
Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo – C
"Um menino nasceu para nós: um filho nos foi dado! O poder repousa nos seus ombros. Ele será chamado 'Mensageiro do Conselho de Deus". (cf. Is. 9,6).
Missa da Noite de Natal – C
"Alegremo-nos todos no Senhor: hoje nasceu o Salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz!".
Vigília de Natal – C
"Alegremo-nos todos no Senhor: hoje nasceu o salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz!"
 
Tempo do Advento
4º Domingo do Advento - C
"Céus, deixai cair o orvalho, nuvens chovei o justo; abra-se a terra e brote o Salvador"! (cf. Is 45,8).
3º Domingo do Advento - C
"Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto!". (cf. Fl. 4,4.5).
Solenidade da Imaculada Conceição – C
"Com grande alegria rejubilo-me no Senhor, e minha alma exultará no meu Deus, pois me revestiu de justiça e salvação, como a noiva ornada de suas jóias". (cf. Is 61,10).
2º Domingo do Advento - C
"Povo de Sião, o Senhor vem para salvar as nações! E, na alegria do vosso coração, soará majestosa a sua voz!" (cf. Is 30,19-30).
1º Domingo do Advento - C
"A vós, meu Deus, elevo a minha alma. Confio em vós, que eu não seja envergonhado! Não se riam de mim meus inimigos, pois não será desiludido quem em vós espera! " (Cf. Sl 24,1ss).
 
 
 
 
xm732