Especial - A Bíblia para crianças
 
A Bíblia em nossas mãos
Fonte: Revista Família Cristã
 
Leia os outros artigos
 

É importante conhecermos um pouco a própria Bíblia. Isso poderá nos ajudar muito, inclusive a localizar em suas páginas os textos onde são narradas as histórias desses personagens-crianças. Que tal, gostou da idéia? Então, vamos lá. Pegue a sua Bíblia e tenha-a em mãos, pois logo mais precisaremos dela.

Antes, porém, vejamos o que é a Bíblia. Sem dúvida, ela não é apenas um simples livro, mas o mais importante dos livros. Nela encontramos a história da nossa salvação. A história do grande amor de Deus por todos os homens. Por isso, seus ensinamentos são também importantes. Eles são como a luz: iluminam e fortalecem os nossos passos para seguirmos o caminho do bem. Assim, tornamo-nos amigos de Deus e amigos uns dos outros.

E você, já sabe o que significa a palavra Bíblia? Anote aí: ela é uma palavra de origem grega e quer dizer livros. O que, aliás, está muito correto, pois, na verdade, a Bíblia é formada por 73 livros. Escritos em lugares e épocas diferentes. Seus autores são muitos, também chamados autores sagrados. A Bíblia é conhecida ainda por outros nomes, tais como Sagradas Escrituras, Livro Sagrado, Palavra de Deus etc.

Mas, e para consultar a Bíblia... O que a gente tem que fazer para encontrar o livro que queremos? Como não se perder no meio de tantos livros? Ah, não é tão complicado assim...

Para localizar o livro ou texto procurado, basta a gente conhecer e seguir as divisões existentes no próprio livro. Elas funcionam como um índice-guia.

Pegue a sua Bíblia, para juntos aprendermos a consultá-la. Abra-a e comece a folheá-la, procurando o índice geral dos livros (ele está nas páginas iniciais ou finais da Bíblia). Nele, você vai perceber que existem duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento.

Contando os livros de cada parte, encontrará 46 livros no Antigo e 27 no Novo. Agora folheie toda a Bíblia para localizar cada livro.

Pois bem, vimos até aqui a grande divisão da Bíblia: o Antigo e o Novo Testamento. O
Antigo Testamento narra a história de um povo escolhido por Deus, o povo de Israel.

Durante muitos anos, Deus acompanhou e preparou com carinho esse povo para receber o seu filho Jesus, o Salvador prometido à Humanidade.

O Novo Testamento começa com a vinda de Jesus. Seus primeiros livros são os Evangelhos, que contam os principais fatos da vida de Jesus. Cada um recebeu o nome do autor que o escreveu: São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. Depois, vêm os Atos dos Apóstolos, que narram o início da história da Igreja. Tem também as epístolas (que são as cartas escritas pêlos apóstolos às comunidades cristãs) e o Apocalipse.

Outra divisão importante é a que diz respeito aos capítulos e versículos. Que tal verificá-los na Bíblia? Abra-a, então, no Evangelho de São Lucas. Logo após o título, você percebe o número 1, em tamanho maior e com a cor destacada. Este número maior, em destaque, representa sempre o capítulo do livro.

Antigamente não existiam livros como os de hoje. Por isso, também alguns livros da Bíblia foram escritos em rolos feitos com pele de animais (pergaminho).

Observe os capítulos seguintes... Já chegou no capítulo 24? Aí termina este Evangelho.

Versículos são os números menores que aparecem nos textos e dividem cada capítulo.

Há ainda um outro aspecto a ser considerado na Bíblia: são as abreviaturas próprias de cada
livro. Localize-as na sua (nas páginas iniciais ou finais). É necessário conhecê-las bem para saber diferenciá-las e, assim, não trocar um livro por outro no momento de procurar o texto desejado. Veja, por exemplo, como algumas delas têm a escrita semelhante: Mt (Mateus), Ml (Malaquias). No entanto, estes dois livros são totalmente diferentes. Mt pertence ao Novo Testamento e Ml ao Antigo.

E agora, para treinar melhor o que aprendemos sobre as abreviaturas e as divisões da Bíblia, vamos fazer juntos a leitura desta citação: Lc, 5,1-11 (e se Lucas, capítulo 5, versículos de 1 a 11).

É bom saber que o número que vem logo após a abreviatura representa o capítulo e os
números seguintes indicam os versículos. Continue, pois, o exercício, escrevendo nas linhas pontilhadas da página ao lado, como lemos as citações indicadas. E depois, se você quiser, poderá também conferir os textos na Bíblia.

Gn 1,1 – 9

Est 5, 1 – 8

Is 43, 4 – 12

Jo 8, 12 – 20

At 2, 22 – 24

Gl 4, 4 – 9



 
 


xm732