Cresçamos na intimidade e comunhão com Deus

Enriqueça a sua fé - Artigos e Espiritualidade para formação católica

É tempo de crescermos em nossa amizade com o Senhor. Cresçamos espiritualmente e ajudemos os outros a crescerem também.

Índice: Leia os outros artigos e Espiritualidade para formação católica

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


A palavra meditada hoje está em Efésios 4,7-16:

07. Mas a cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo,
08. pelo que diz: Quando subiu ao alto, levou muitos cativos, cumulou de dons os homens (Sl 67,19).
09. Ora, que quer dizer ele subiu, senão que antes havia descido a esta terra?
10. Aquele que desceu é também o que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.
11. A uns ele constituiu apóstolos, a outros, profetas, a outros, evangelistas, pastores, doutores,
12. para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo,
13. até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo.
14. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores.
15. Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a cabeça, Cristo.
16. É por ele que todo o corpo – coordenado e unido por conexões que estão ao seu dispor, trabalhando cada um conforme a atividade que lhe é própria – efetua esse crescimento, visando a sua plena edificação na caridade.


Na Palavra de Deus, encontramos as respostas para a nossa vida. O Pai derramou em nós uma graça de forma diversificada, cada um tem seu próprio dom recebido de Deus.

Quantas vezes vemos pessoas reclamando da vida! "Minha vida é um fracasso" ou "Será que é castigo de Deus?". Elas se fecham neste ambiente de lamúrias. Mas se quisermos que as coisas deem certo em nossa vida, façamos aquilo que é certo.

Uma vida acertada é construída com atitudes corretas. Façamos o certo para que a vida dê certo. A Palavra de Deus nos mostra uma verdade muito profunda: o Senhor não quer apenas que façamos o certo, mas que avancemos neste caminho.

Ele quer nosso crescimento e amadurecimento. Deus se alegra com as fases da nossa "infância espiritual", porém deseja que sejamos pessoas amadurecidas em nossa fé. Quando pedimos a graça do Espírito Santo de coração sincero, o Senhor não nos nega. Peçamos a Ele que sejamos íntimos do Altíssimo e cresçamos em Sua graça.

Nós recebemos a graça de Deus na medida do dom que foi dado a Jesus, e essa graça é grande. Recebemos os dons espirituais para ser presença de Cristo nos lugares onde estamos. O Senhor investe em nós com Seus dons para que sejamos semelhantes a Cristo.

Quantos sofrimentos podemos evitar se tratarmos com sabedoria e maturidade as etapas de nossa vida! Um dos motivos de crescermos em Deus é para que a tentação ou pessoas maliciosas não "brinquem" conosco e depois nos despedace.

Se estivermos amadurecidos na fé, não cairemos na tentação de deixarmos nos levar por falsas doutrinas ou por tentativas de denegrir a doutrina da Igreja Católica.

Quando amamos sinceramente aqueles que estão ao nosso lado e vivemos em comunhão com Deus, crescemos espiritualmente. É tempo de crescermos em nossa amizade com o Senhor. Cresçamos espiritualmente e ajudemos os outros a crescerem também.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova