Missa com crianças
 

21º Domingo do tempo comum: Jo 6,60-69
Missa elaborada por: Solange do Nascimento
Solange Nascimento – é autora da Missa com as Crianças e co-autora dos livros Jesus e as crianças. Sua formação acadêmica perfaz Pedagogia, letras , direito , MBA em gestão Institucional . Pós graduada em metodologia e doutoranda em Ciências jurídicas.

 
Você gosta da Missa com crianças?

Então compartilhe no FACEBOOK a missa dessa semana, clique no botão abaixo:

Obs.: Quando atualizamos a missa, você pode compartilhar novamente para que seus amigos também acompanhe a missa atualizada. Deus vos abençoe !
Compartilhe essa missa das crianças no facebook, para isto basta clicar no icone do FACEBOOK ou outro programa que você desejar compartilhar com seus amigos. Ajude-nos a levar a Palavra de Deus a todos.
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar essa reflexão para todos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
 
A quem queres que sigamos?

Acolhida – Boa noite, queridas crianças. Boa Noite a todos aqui presentes. Sejam todos bem-vindos a esta celebração.
Olhem só crianças .. quem está lá no retro ? Vcs conhecem aquela figura lá ?
Ah... é um mágico, né ? E o que é que um mágico faz? Ele faz mágicas? Mas de que tipo ?Vamos ver o que esse mágico Perlimpimpão sabe fazer?
Vejam só .. ele faz desaparecer um avião
Olhem .. ele fez sumir um elefante ?
Mas que incrível... ele fez aparecer um pombo da dentro de sua cartola ...
Mas esse mágico é melhor do que o Coperfield ...
Mas será crianças que as mágicas são verdadeiras? Será que elas existem mesmo ?
Claro que não .. mágicas são ilusões .. são truques que pessoas muito habilidosas fazem pra enganar as pessoas ...não tem nada de verdade ..
Vcs não vão acreditar se eu contar.. vcs sabiam que tem muita gente na época que Jesus fazia seus milagres ,que achavam que ele seria o grande mágico do planeta e acabaria com tudo de ruim num passe de mágica ? E sabem mais de uma coisa? Quando Jesus contou pra eles que não era mágico coisa nenhuma, que a única coisa que podia ser mágica seriam suas palavras qdo fossem ouvidas pelo coração , muitos de seus amigos o abandonaram !!!
Por que vcs acham que os amigos de Jesus abandonaram-no?
Sabem por quê? Porque eram interesseiros. Eles queriam um mágico, não queriam um mestre .. eles queriam magias , não queriam palavras de vida eterna.... queriam o fácil .. mas Jesus ensinou que era difícil .. daí muitos o abandonaram ..
Será crianças que tem gente que abandona Jesus no primeiro problema ? O que vcs acham?
Nós não fazemos isso, porque aprendemos amá-lo.. Aprendemos a fazer dele mestre, não mágico, não é mesmo? Então crianças pra iniciar nossa celebração , vamos todos ficar em pé e cantar com alegria pro nosso Jesus .

Ato penitencial –
Hoje, crianças, vamos refletir sobre o porquê de muita gente virar as costas pra igreja . Vocês sabem o que é isso ? Virar as costas é deixar de vir aqui .. é deixar de aprender as coisas que Jesus nos quer ensinar , é não se importar . E sabem por que isso acontece ?
É que tem muitas pessoas interesseiras... pessoas que só querem satisfação própria . Se tudo está do jeito delas, então está ótimo , mas se não estiver ficam de mal, torcem a cara e vão embora .
Vcs ainda são pequenos e entendem pouco disso, mas acreditem, crianças ... tem gente que quando Jesus fala firme no seu evangelho , fala pra mudar de vida , fala pra ajudar mais os irmãos , fala da dificuldade de entrar no céu quando não se tem um bom coração , elas fogem da igreja . Querem vida fácil ... desacreditam de Jesus e ainda impedem os outros de acreditar
Sabem por que, crianças? Porque são pessoas utilitaristas do tipo " se tem algum proveito pra mim , está tudo certo , senão vou buscar outra coisa , quem saber mudar de igreja , ou melhor , não ir em nenhuma mais ...
Hoje vamos todos pedir perdão a Deus pelas, muitas vezes, em que somos tentados a nos tornar interesseiros, a não aceitar as palavras de Jesus, a sermos incrédulos diante de tudo que Ele nos coloca . Vamos fazer esse pedido cantando

Leitura – Crianças, sentadinhos como estão, ouviremos uma linda leitura. Vamos ouvir com bastante atenção?

Aclamação – Jesus, crianças, é o pão da vida . Não podemos ser indiferentes a este pão que traz consigo a vida eterna . Por isso devemos amar e respeitar o nosso Jesus e fazer dele símbolo de toda a nossa esperança e fé . Em pé com alegria vamos saudar suas palavras cantando.

Ofertório –Vocês ouviram o que os discípulos que amavam Jesus disseram a ele, quando Ele perguntou se eles tb o deixariam, não foi mesmo? Eles disseram ..
_ A quem iremos , senhor .. só o senhor tem palavras de vida eterna ...
Hoje, queridas crianças, vamos oferecer todas as palavras que nos ajudam a também merecer o céu , a tb sermos eternos em Deus ... a também ter a certeza de andarmos com o senhor que nos ajudará a levar mais e mais irmãos ao seu encontro
Oferecemos ao nosso Deus ... nosso amor .. nossa fé .. nossa oração ... nossas alegrias , tb nossos problemas , nossas incertezas , nossas dúvidas ... nossas amizades ..; nossos familiares .. nosso carinho .. nossa esperança ... nossas certezas .. nossa confiança...
Junto ao pão e ao vinho , na certeza de que todas as palavras sejam frutosda doçura que Deus plantou em nosso coração , vamos elevá-los , juntamente, com nosso canto de alegria . vamos todos então cantar oferecendo a Deus junto ás nossas ofertas .


Comunhão – Jesus é o nosso pão da vida. e sempre buscaremos a Ele porque é Ele que nos dá a força pra continuarmos fortes e vivos nesta caminhada . Vamos então ao seu encontro cantando.

Ação de graças - história do bode

BODE DA SALA.

Certa vez, um sitiante foi até a cidade para falar com o velho padre. Na verdade ele queria descarregar suas reclamações; morava numa velha casinha, com crianças berrando o dia inteiro, a sogra reclamando de tudo e com todos, a mulher que só não ficava suspirando pelos cantos porque não havia cantos disponíveis. O velho padre (um conselheiro do vilarejo), pensou, pensou e perguntou:

-- Você cria um bode também, certo?
-- Certo.
-- Então, coloque esse bode dentro de casa?
-- Como é que é? Como isso vai melhorar minha vida?
-- Experimente fazer o que eu disse por uma semana.

Bem, lá se foi o nosso sitiante colocar o bode dentro de casa. Depois de uma semana, voltou ao velho padre:

-- Pomba, padre, coloquei o bode em casa e as coisas só pioraram. O bode está comendo os poucos móveis que temos, ameaçando chifrar as crianças, fica berrando a noite inteira e não deixa ninguém dormir, fora o cheiro horrível que está pela casa.
-- Bom, disse o padre, tire o bode de casa e depois volte aqui.

O sitiante voltou depois de alguns dias, e era só sorrisos:

-- Padre, muito obrigado! Minha casa agora é um paraíso! Sem o bode lá dentro todos se dão melhor, as crianças podem andar sem medo, minha sogra está toda animada escolhendo novas coberturas para os moveis, minha mulher está até mais carinhosa comigo, a casa está cheirando a limpeza....
Mensagem : muitas vezes somos nós que complicamos os ensinamentos de Jesus , somos nós que modificamos sua estrutura e dificultamos sua experiência em nós mesmos .. somos nós que colocamos o bode em nossa vida e achamos tudo difícil .. Jesus não é complicado. Sua pedagogia é do amor , da simplicidade .. vamos observar bem se não somos nós que estamos com o bode na nossa vida e achando que tudo que Deus nos coloca é duro demais . Experimente arrancar o bode e viva intensamente sua vida com cristo .

 
Jesus e as crianças
Toda semana você encontra aqui teatrinhos e historinhas que auxiliam na compreensão da Santa Missa.
Você utiliza as historinhas na missa? Adiante a preparação da missa adquirindo os livros dos 3 anos litúrgicos: A - B e C.

São no total 168 historinhas por apenas: R$ 35,00 e FRETE GRÁTIS (o kit com os 3 livros).

Caso tenha interesse nesses livros clique aqui para conhecer melhor.
Historinha da semana:
O bilhete premiado

Hoje nossa pecinha irá nos falar de um homem muito bom e muito justo que andou aqui pela terra e deixou de herança um bilhete premiado. É isso mesmo, um bilhete premiado e sabe qual era o prêmio? Uma entrada para o Céu... Isso mesmo, crianças, uma entrada para o Céu, pra morar com Deus.
Por isso mesmo é ele mandou um anjo pra trazer essa premiação. Só que para ganhar esse prêmio fabuloso, o maior prêmio do mundo a pessoas teriam que passar por uma prova. Elas teriam que comer o pão que esse homem amassasse... Ah, sim!!! Era esse o trato da premiação.. Quem conseguisse engolir o pão, mesmo que duro... Esse mereceria o céu.
E logo a fila foi se formando. Era tanta gente que queria a facilidade de ir pro céu que a fila até dobrava. E tinha uma confusão danada na fila. Era gente querendo trapacear o outro o tempo todo, querendo dele o bilhete furtar.
Logo o anjo saiu pra arrumar a fila e colocar ordem naquela bagunça.(o anjo dá uns gritos, sacode as asas, dá chilique, escandaliza e tudo fica bem).
Anjo – agora sim. Que comece a andar a fila pra comer do pão...
Bom, crianças, como eu disse querer o céu todos queriam, mas será que queriam disputar a prova?
Madame – Então vamos começar logo esse prova pq eu acabar logo com isso, porque Deus está me esperando...O que é que eu tenho que fazer, hein, seu anjo?
Anjo – é simples, minha senhora.
Madame – alto lá, seu anjo. Quem é senhora aqui. Eu só quase um botão ainda. Mal sai dos meus quinze anos. E o senhor me chamando de senhora? Que eu sei de senhora é só aquela maravilhosa que está no céu, ao qual eu irei encontrar.
Anjo – então, sua moça, é só comer esse pão aqui?
Madame – pão? Mas pão mesmo? Não é nem um bolo, nem um merengue de morangos não?
Anjo – não. É pão mesmo.
Madame – mas eu não tô acostumada a comer pão. Ainda mais depois que eu fiz botox e preenchimento na boca eu quase não como nada, pois passa muito pouco devido o bico que ficou.
Anjo – por favor, sua moça, queira comer o pão, ou dá licença da fila.
Madame – tudo bem, seu anjo pra que a pressa, eu vou comer. O senhor tem certeza de que é pão puro? Não tem por acaso um geleia Aldeia nova importada da Argentina, ou um requeijão poços de caldas pra descer melhor?
Anjo – vai comer ou não?
Madame - vou, né. Mas que pão mais duro. Que dureza de pão... Não tem jeito da gente molhar num antepasto de berinjela muito chique
Anjo – vai comer ou não?(gritando)
Madame – é o jeito né. Ah seu anjo, tá difícil demais. A minha boquinha é muito chique, operada na minha vaidade, vai dar não. Eu prefiro morrer com a boca assim e não ir pro céu do que ter que comer esse pão e a boca ficar assim. . Esse pão é duro demais.
Anjo – então, minha filha, já vai tarde. Tá achando que entrar no céu é fácil é. Que isso; só quer moleza esse povo. O próximo...
Político – agora é a minha vez,
Povo do meu povo , pova da minha pova ,gente do meu sangue , eu sou aquele que te representa amém ?! mulheres sapiens e homens sapiens tá na hora de votar, mas antes de votar eu quero garantir o céu. ô seu anjo, o quê que eu preciso fazer pra merecer ir pro céu, sô?A quem devo pagar a propina ?
Anjo – quase nada, seu doutor, pouca coisa. É só comer do pão que o grande homem aqui deixoue nada de usar de corrupção porque Deus ve tudo
Político – mas isso é fácil demais, sô que para o político aqui é tudo fácil uai. Pra quem tá acostumado a engolir sapos, lagartos, jacarés e ultimamente até crocodilos igual eu. Pode mandar esse pão que esse prêmio tá no papo... Manda ai...espera ai ,deixa eu arrumar minha cueca pra eu colocar todo o dinheiro nela , porque é costume de muitos políticos
Anjo – que bom. Será então que o bilhete premiado do grande homem que trouxe até aqui o céu pra gente sair pro senhor? Então toma o pão e come.
Político – mas que pão mais bonito, mais que pão mais legal. Minha gente, meu povo. Esse aqui é o pão que eu garanto. Se votarem em mim eu darei, o bilhete de graça pra vcs...melhor que o bilhete é o pao express. que eu vou criar pra garantir pao quentinho toda manhã na mesa de sua casa .

Anjo – pera ai, seu político. Esse pão não é assim não. A gente tem que ser verdadeiro e comê-lo, só assim mereceremos o céu.
Político – ah, comer esse pão.
Anjo – é,
Político – então tá... Mas esse pão tá duro demais. Esse pão é difícil de descer. Esseororororororrororo (ele engasga, fica segurando o pescoço como se fosse morrer. E sai amparado por outras pessoas)...
Anjo – viu só. Tem gente que acha que ir pro céu é moleza e que com duas palavras convence, mas vamos lá minha gente. Que atrás vem-gente...
Bêbado – eu bebo sim. Estou vivendo. Tem gente que num bebe está morrendo eu bebo sim. E ai, seu anjo. Tudo em cima? E onde é mesmo esse em cima?
Anjo – o senhor tem certeza que está na fila certa?
Bêbado – uai! Num é aqui a fila pra ir pro céu? Se os outros vão. Porque é que eu não posso. Só por causa da danada da pinga... Eu sou excluído. ?Vou processar. Vou chamar o Dr delegado e vou mandar prender todo mundo aqui. Até ocê que tá me olhando assim de esgueiro...
Anjo - alto lá, seu moço . Aqui nessa fila ninguém é excluído, antes pelo contrário. São todos chamados a ir pro céu... Basta só experimentar desse pão. Comer o pão da vida pra merecer o céu.
Bêbado - uai? Pão? Que pão? Não é um cachaça da boa não?Brincadeira hein, seu anjo... Tá de palhaçada pra cima de mim... Eu achando que o céu era um paraíso da cachaça e o senhor querendo que eu coma pão?
Anjo – isso mesmo, pra merecer o céu terá que aprender a comer do pão do grande homem.
Bêbado. Eu como! Eu como só se for molhado na danada da pinga. Três litros de cachaça da boa e esse pão mergulhado. Ai eu como. Dá ou não dá?
Anjo – vá chispando daqui, seu bêbado. Tá achando que o céu é coisa pra qualquer um, meu filho. Ir pro céu implica em renuncia. Viu. Vai curar sua pinga depois vc volta. O próximo. E assim, por várias vezes ninguém conseguiu comer do pão. Achavam aquele pão duro demais. Difícil demais de ser ingerido.
Pobre anjo... Estava quase perdendo as esperanças, qdo apareceu na fila à dona Maria, mulher simples lá da vila, catequista, presidente da associação da terceira idade, mãe de muitos, matou a fome de tantos. Acostumada à vida dura...
Anjo – Oi, dona Maria. Que bom que a senhora veio.
Dona Maria – oi seu anjo. Eu sei que eu não sou digna de comer desse pão, mas eu puder pedir em só uma palavra será que o senhor me concederia.
Anjo – claro, dona Maria. Este pão é o pão da vida e ele veio pra saciar a fome de todos, mas terá que ter a coragem de provar desse pão, pois quem come desse pão terá a vida eterna.
Maria – Ah, seu anjo. Tem segredo comer esse pão não. Tô comendo dele desde que nasci... Dei desde pão aos meus filhos, que tem dado aos seus netos e eu tenho repartido esse pão também com aqueles que tem fome dele por toda a minha vida. Portanto. Comer esse pão é tudo que eu faço.
Anjo – pois Maria, aqui está o pão da vida...
Mari,senhora – Que pão mais gostoso, que pão mais pão. Pode ser duro, pode ser mole, pode ser o pão do jeito que ele quiser. Só esse pão mata a fome do homem].
Anjo – muito bem, Maria. Vc conseguiu com sua humildade e amor comer desse pão. Aqui está o seu bilhete de entrada no céu...
Maria – Seu anjo, que alegria! Jamais pensei em ganhar o céu um dia!
Anjo ah, Maria. O céu é pra aqueles que acreditam... Vamos então celebrar a festa da alegria.
E é assim, crianças, Jesus tem palavras que pra muitos são duras como este pão o foi... Mas pra quem ama a Jesus suas palavras são doces e elas nos levam ao paraíso!Pensem bem nisso!

 
 
Fonte de pesquisa (preces e leituras) - www.homilia.com.br

 
 
xm732