Missa com crianças
 

Pentecostes : João 20,19-23
Missa elaborada por: Solange do Nascimento
Solange Nascimento – é autora da Missa com as Crianças e co-autora dos livros Jesus e as crianças. Sua formação acadêmica perfaz Pedagogia, letras , direito , MBA em gestão Institucional . Pós graduada em metodologia e doutoranda em Ciências jurídicas.

 
Você gosta da Missa com crianças?

Então compartilhe no FACEBOOK a missa dessa semana, clique no botão abaixo:

Obs.: Quando atualizamos a missa, você pode compartilhar novamente para que seus amigos também acompanhe a missa atualizada. Deus vos abençoe !
Compartilhe essa missa das crianças no facebook, para isto basta clicar no icone do FACEBOOK ou outro programa que você desejar compartilhar com seus amigos. Ajude-nos a levar a Palavra de Deus a todos.
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar essa reflexão para todos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
 
Pentecostes

Acolhida – Boa noite queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes.

Hoje é  um dia muito especial pra nossa igreja, pois celebramos o dia de Pentecostes.

Vocês sabem, crianças, o que é Pentecostes?

Pois eu vou contar tudo certinho pra vocês!

Depois que Jesus morreu,  os apóstolos que seguiam com Ele , mas alguns discípulos  e sua mãe, Maria, ficaram todos juntos dentro de uma casa rezando, rezando muito, para que tivessem coragem de enfrentar o mundo e falar sobre tudo  que  haviam conhecido, ouvido e testemunhado sobre Jesus. Só que lhes faltava ânimo , motivação  para  que  isso  pudesse acontecer .

Um dia ,enquanto estavam rezando ,  veio um vento muito forte que abriu as janelas  adentrando pela casa  e trazendo junto  com ele línguas de fogo que vinham do céu. E o mais impressionante, crianças, é que esse fogo   tocava a todos  despertando-os , encorajando-os , motivando-os a falar de Jesus aos outros, é como se ,de repente , aquele fogo queimasse por dentro todo o desânimo e acendesse neles, a coragem .

Então, um fato ainda mais milagroso aconteceu: Eles começaram a falar em diversas línguas, coisa que antes eles não faziam. Desta forma, todos criaram coragem e saíram pelo mundo falando de Jesus, testemunhando tudo que viram e ouviram dele e, em diversas línguas, para que pudesse o mundo entender quem foi aquele mestre, que soube dar amor e amar como ninguém jamais o fez...

E é , a  vinda desse fogo  prometida por Deus  sobre os discípulos  que chamamos de Pentecostes .

Pentecostes, então, é a descida do Espírito Santo de Deus sobre os apóstolos.

Agora, crianças, todos em pé, vamos nos encher da presença do Espírito Santo nesta celebração  cantando  bem bonito o canto de entrada .

Ato penitencial – Aprendemos na acolhida que Pentecostes é  a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. Mas não é só sobre os apóstolos que o Espírito Santo desce não, sabiam?  Ele desce sobre nós também, pois Jesus prometeu o seu Espírito a todos que Nele confiasse e amasse que é o nosso caso aqui . É Ele que nos enche de coragem, de fé, de amor, de vontade  de sempre estarmos unidos em Deus, mais ainda através da partilha , da alegria e de  tantos outros dons .

 Mas como tudo nunca é tão lindo , acontece que o encardido( aquele nosso inimigo e de Deus também, o rei da maldade e do pecado), ele  encheu nosso mundo de coisas que nos fazem esquecer os presentes de Deus . Ele,  para nos enganar , envia também línguas, mas em vez de fogo , nos envia línguas  de pecado, cheias de mentira, de fofocas, de desobediências, de raiva, de desunião , de fraqueza , de desânimo  e de tantas outras coisas que nos parecem tão simples, contudo, elas nos contaminam com o erro e nos afastam de Deus através dos  pecados que delas provêm   .

Por isso, crianças, vamos pedir ao Papai do Céu  que nos afaste desse pecado , desse mal que aflige nosso coração e nos faz sofrer , fazendo sofrer o nosso irmão também, que ele arranque de nosso coração todas as línguas da maldade e do pecado .  

Peçamos perdão, então , cantando e recebendo o Espírito de Deus para  viver seus dons dignamente e também  distribui-los  entre os nossos irmãos . Vamos fazer nosso pedido de perdão cantando.

Leitura – Agora crianças, o Espírito Santo de Deus se manifesta de forma suave e forte, dando coragem a todos que estavam reunidos em nome do Senhor. Vamos então ouvir com muita atenção a nossa leitura de hoje .

Aclamação – Jesus nos liberta de todo medo e nos enche de alegria com suas maravilhas. Antes de ouvirmos esta bonita leitura  vamos todos ficar em pé e cantar com muita alegria.

Evangelho – final

Ofertório – Crianças , vocês já conhecem o significado  da  festa de Pentecostes,  mas ela ainda possui uma significado muito maior que: é o início da nossa  Igreja , seu nascimento. Nossa igreja nasceu da coragem dos apóstolos  em dar a própria vida pra divulgar pelo mundo a boa nova de Cristo . graças a força que eles receberam do Espírito Santo

Deus também  nos presenteou com a presença viva de seu Espírito Santo com 7 grandes dons . Vamos oferecer ao nosso Deus a alegria de vivermos cada um desses dons em nosso ofertório de hoje :

 Oferecer a Ele, o dom da sabedoria que na bíblia significa bem-viver e é assim que devemos viver, ser sábios diante da vida que Deus nos oferece, e jamais nos separar do que é bom , justo e verdadeiro  .

Oferecemos o dom da inteligência, inteligência é a pessoa que está com os pés no chão e sabe discernir o que acontece a sua volta, e vivendo assim, sabiamente , que   possamos enxergar mais as necessidades de nossos irmãos e com nossa inteligência possamos encontrar saídas para ajudá-los a vencer tantas dificuldades  .

Oferecemos o dom do conselho ,esse dom que nos ensina a estarmos aberto às graças do Espírito de Deus que nos orienta no caminho da vida, que nos mostra com ciência o que devemos fazer, falar, nossas ações e gestos. Se assim o seguirmos teremos sempre a certeza de caminhar certos com sua presença em nós.

Oferecemos o dom da fortaleza – com esse dom nos tornamos fortes para não tropeçarmos diante de nossas dificuldades e das propostas enganadoras.

Oferecemos o dom da ciência – ou do conhecimento que nos  auxilia a agir diante da  luz ,  e que toda a nossa aprendizagem seja obtida em favor da vida e do bem-estar dos menos favorecidos, agindo sempre com a certeza de buscar na ciência a cura dos nossos males interiores

Oferecemos também o dom do temor de Deus , aqui não se trata de medo , mas de respeito . Esse dom nos ajuda a dar a Deus o seu devido valor e lugar em nossa vida

E, por ultimo, junto ao pão e ao vinho,  oferecemos o dom da piedade , a piedade relaciona-se com Deus e torna-nos sensíveis aos irmãos . Ter piedade  não é ter dó , mas é ter um coração dócil a Deus e cultivar a oração .

Todos esses dons são presentes de Deus para nós e nossa oferta é colocá-las em nossa vida como nossa missão a Deus e aos irmãos.

Vamos todos  com alegria cantarmos o canto do ofertório

Comunhão – O  sopro de Jesus simboliza o Espírito, principio de nossa criação; somos convocados a levar até os confins da terra a PAZ de Jesus. Vamos ao seu encontro cantando.

Ação de graças – Outro dia, crianças, ouvi uma criança com seu avô conversando lá no banco do jardim. Eu achei interessante porque o que o avô falava serviu muito pra mim.  Foi mais ou menos assim.

__Ô vô, lá na minha escola a tia falou que dentro de nós existem dois lobos, é verdade?

 _ É sim, minha netinha.

 _ Ela disse  também que esses dois lobos vivem brigando , cada um querendo mandar mais do que o outro .

__ É verdade, minha netinha! Um lobo é o lobo bom e o outro é o lobo mau .

__ Vovô, qual é o lobo que irá vencer?

 Então o avô segurou bem sua netinha, olhou bem dentro de seus olhinhos e disse.

___ Vai ganhar o lobo que você alimentar melhor!

              Quer dizer... se você alimenta sua vida de pecado é o lobo mau quem vai vencer e você ficará tomada pelo raiva , pelo ódio , pelo desamor  . Mas se você alimentar o lobo bom, aquele que quer fazer sempre o bem, então você estará alimentando sua vida com a presença do Espírito Santo e assim estará sempre no caminho certo.

 Então, crianças, vamos sempre nos alimentar da chama do Espírito Santo para que assim fiquemos sempre acesos no amor, pois ele é o lobo bom da nossa vida

 
Jesus e as crianças
Toda semana você encontra aqui teatrinhos e historinhas que auxiliam na compreensão da Santa Missa.
Você utiliza as historinhas na missa? Adiante a preparação da missa adquirindo os livros dos 3 anos litúrgicos: A - B e C.

São no total 168 historinhas por apenas: R$ 35,00 e FRETE GRÁTIS (o kit com os 3 livros).

Caso tenha interesse nesses livros clique aqui para conhecer melhor.
Historinha da semana:
O ardor da pequena pipa

Técnica: Usando um biombo horizontal movimentar os personagens

Personagens: Pipa mestre e outras 4 pipas ( uma bem menorzinha ) – sol – nuvens – passarinho.

Antes da Pipa Mestre subir ao céu, ela tinha muitas amigas pipas que a amavam e que gostariam de também , um dia, ir morar lá no céu, com a Pipa Mestre. E ela dizia:

Pipa Mestre: - Mas acontece que para ir morar no céu, é preciso merecê-lo. É preciso trabalhar para fazer o céu acontecer aqui na terra, através da realização da missão que lhes confiei.

 É, crianças, por isso, hoje nós iremos contar aqui para vocês o que foi que aconteceu depois que a Pipa Mestre foi se embora.

   Naquele dia, ventava muito. O sol brilhava muito, mas aquecia pouco. As pipas que antes coloriam o céu, levando alegria, empurrando as nuvens para que elas molhassem nos lugares certos e também direcionavam os pássaros para saberem qual era o melhor lugar para se esconderem do frio, aqui tinham como missão principal falar sobre todos os ensinamentos que a Pipa Mestre havia lhes falado... E elas ficaram tristes de repente.

   Não mais queriam voar, não mais queriam falar, tinham medo agora de cumprirem sua missão.

   Uma delas, esta aqui, a menorzinha, sempre dizia às outras:

_ Companheiras, animem-se! Tanto temos a fazer...lembrem-se do que a Pipa Mestre nos disse: “Eu estarei com vocês até o fim do mundo .” Por que estão assim, tristes, desanimadas, sem vontade de fazer a única coisa que bem sabemos: voar e levar a mensagem da vida por todos os lados ?

2 – Ah! ( Diziam as outras pipas.) Estamos assim por que a Pipa Mestre foi embora e nos deixou sozinhas.

3 – Temos medo de voar e de falar ao vento tudo que aprendemos...É perigoso, sabe? Alguma pipa pode não gostar e aí, ó ! Corta a nossa linha e a gente se perde !

1 – É mesmo, vocês têm razão! É melhor cada uma ficar no seu mundinho, bem fechadinho, sem voar e muito menos cumprir com nossa missão que é falar das lindas coisas de amor que a Pipa Mestre nos ensinou.

   Então o vento, notando que as pipas não voavam mais, parou de soprar...O sol , vendo que o vento não mais soprava, parou de brilhar .Os pássaros também não mais voavam e as nuvens não mais choravam, e, portanto, não mais choveu e a Terra ficou triste, seca, sem vida.

   Quando a Pipa Mestre viu lá do alto do céu, tudo aquilo, acontecendo, disse ao Pai:

Pipa Mestre _Pai, chegou a hora de cumprirmos nossa promessa e enviarmos à Terra, a Força do Alto, pois as pipas andam tristes e sem vida...Precisamos nos unir e da união do nosso amor, enviar até elas, a Força que lhes dará ânimo, coragem, força e alegria para novamente cumprirem com sua missão, que nós mesmos confiamos a cada uma delas.

É, crianças, com a união do Pai e da Pipa Mestre surgiu uma nova pipa, vermelha como fogo e que descia do céu, aquecendo novamente o sol, movimentando o vento que soprava forte, trazendo luz para alegrar os pássaros, que voavam procurando pelo caminho longe do frio, que movimentou e animou as nuvens e elas choviam de alegria...

As pipas começaram a observar todo aquele movimento lá no céu e a pequena dizia:

1 – Virgem Maria! Mas o quê é que está acontecendo? O que é aquilo que está vindo lá do céu ?

2 – Parece com fogo – dizia a outra pipa.

3 – E mais ainda...têm as cores da Pipa Mestre...mas não é ela! O que será ?

E como num passe de mágica, elas foram tocadas por aquelas pequenas chamas vivas e se sentiram fortes , animadas, já não tinham mais medo. Umas cantavam... outras rodopiavam e a pequena pipa que nunca havia voado criou coragem para tentar. E sua vontade era tão grande... e o seu desejo era de agora cumprir sua missão: anunciar o que a Pipa Mestre havia ensinado: viver o amor, pregar a justiça e testemunhar a verdade...E pensando em tudo isso fez a nossa pequena pipa voar...e aos poucos ela, agora, sem medo...cheia do Espírito Santo que veio do céu...alcançou as mais altas nuvens . E junto das outras pipas voou...voou por  toda Terra espalhando o amor e mostrando o quanto o Espírito de Santo  santifica...guia... e dá vida àqueles que se abrem a Ele.

Assim, crianças, é a ação do Espírito Santo em nossa vida...Ele vem para nos dar vida nova. E assim, unidos à família de Deus, que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo, estaremos sempre com a certeza de estarmos fazendo aqui na Terra, o céu tão esperado !

 
 
Fonte de pesquisa (preces e leituras) - www.homilia.com.br

 
 
xm732