Bem-aventurados os que têm um coração de pobre

Reflexões Diárias

O Reino dos Céus só é prometido ao pobre de espírito, ao que tem alma de pobre ou é pobre de espírito. O orgulhoso conquistará os homens; o humilde conquista a Deus.

Índice: Voltar ao índice das reflexões

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


“Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o reino do céus”.

É a primeira bem-aventurança que Cristo proclamou no sermão da montanha. Pobre de espírito é o simples, o humilde, o que não é orgulhoso, aquele que está convencido de que depende dos demais, de que sozinho não pode enfrentar a vida, que necessita dos outros.

Por isso é pobre, porque não tem em si aquilo que necessita, mas espera recebê-lo dos demais. O orgulhoso pensa que ele e somente ele se satifaz, se basta e se sobrea; por isso é rico; é independente.

Mas o Reino dos Céus só é prometido ao pobre de espírito, ao que tem alma de pobre ou é pobre de espírito. O orgulhoso conquistará os homens; o humilde conquista a Deus.

O orgulhoso será dono da terra e de suas riquezas, ao passo que o humilde tem como herança o céu e seus bens. Que você prefere?

“Tua força não está no número, nem tua autoridade nos violentos, mas tu és o Deus dos humildes, o socorro dos oprimidos, o protetor dos fracos, o abrigo dos abandonados, o salvador dos desesperados” (Jud 9,11). Nunca o homem mais se agiganta, do que quando está de joelhos; portanto, não duvide em dobrá-los diante de Deus. Em seus joelhos está sua força e a fraqueza de Deus.