Amar: Um imperativo categórico!

Reflexões Diárias

A marca registrada do cristão é a sua capacidade de viver o amor.

Índice: Voltar ao índice das reflexões

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


A marca registrada do cristão é a sua capacidade de viver o amor.

Amar é a única opção que temos quando queremos viver conforme Jesus. Ou aprendemos a amar ou não podemos dizer que somos cristãos. Amar é um imperativo categórico:

"Douvos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim vós deveis amar-vos uns aos outros.

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (Jo 13,34-35)

Por isso a cura do ressentimento também torna-se imperativo para nós. Ou nos curamos e assim conseguimos amar, ou não amamos e não podemos nos dizer cristãos. Ser cristão é ser diferente. O mundo não pode acolher nem compreender a serenidade do coração cristão. Jesus deixou bem claro que a paz que Ele nos dá, o mundo não pode receber e nem entender. E que somente a partir dessa paz é que podemos viver sem temor:

"Não se perturbe nem se atemorize o vosso coração" (Jo14,27)

O cristão é alguém que assume no mundo a missão de amar sempre. A partir da experiência do amor incondicional de Deus por nós, somos chamados a testemunhar para o mundo a possibilidade de um relacionamento diferente, no qual ninguém oprima ninguém. A grande causa dos problemas de relacionamentos entre pessoas ou entre países está no distanciamento do amor de Deus. Ninguém consegue amar uma pessoa, limitada e fraca, se não tiver a experiência no amor de Deus. Quem não ama Deus não se ama e não ama ninguém. Para curar o ressentimento é preciso fazer uma opção fundamental pelo amor

"Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração,com toda a tua alma, com todo o teu entendimento, e com toda a tua força. Amarás teu próximo como a ti mesmo" (Mc 12,28-31)