Gandhi ensina dois rapazes a orar

Mensagens e historinhas para catequese

A oração é um diálogo com Deus. Nós falamos com ele e ele também nos fala.

Índice: Leia os outros contos para catequese

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Certa vez, dois rapazes foram a casa de Mahatma Gandhi e pediram a ele que lhes en-sinasse a orar. Era pelas dezoito horas.

Gandhi lhes disse: "Primeiro venham jantar comigo". Jantaram. Terminado o jantar, eles disseram: "É agora que o senhor vai nos ensinar a orar?" Ele respondeu: "Não. Vamos primeiro dormir".

No outro dia cedo, Gandhi disse aos dois: "Vamos tomar café". Após o café, os dois perguntaram: "É agora que o senhor vai nos ensinar a orar?"

Gandhi respondeu: "Ainda não. Vamos trabalhar". E começaram a limpar privadas, capinar o quintal e tudo o mais. À tarde, os dois, já um pouco impacientes, perguntaram: "Quando é que o senhor vai ensinar-nos a orar?" Gandhi então disse: "Quando vocês fizerem as coisas com amor."

Gandhi fez isso com eles porque percebeu que os dois não estavam sintonizados com o amor, e, portanto, com Deus. Se não estamos sintonizados com Deus, como vamos conversar com ele?

A oração é um diálogo com Deus. Nós falamos com ele e ele também nos fala. Não devemos falar, falar..., sem ouvir. Nesse caso torna-se monólogo e não diálogo. E só existe diálogo com alguém, quando estamos sintonizados com esse alguém.

Maria Santíssima tinha o coração todo voltado para Deus e para o amor ao próximo. Que ela nos ajude.

Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com