Colunas
 
Novo ano litúrgico!
Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.
 
Leia os outros artigos
 

Iniciamos, hoje, caríssimos irmãos e irmãs um novo Ano Litúrgico. Ano Litúrgico  é a celebração da presença de Jesus Cristo no tempo, tornando presente a História da Salvação do nosso Deus e neste primeiro domingo destaca o motivo básico e fundamental  que irá ressoando ao longo dos outros domingos: a Salvação.

E começamos com o tempo chamado Advento. Tempo de esperar Deus que vem. Tempo de nos preparar para o Deus que já veio. Tempo de nos preparar para o fim dos tempos que não sabemos quando vai acontecer. E a liturgia deste domingo nos convida a preparar, com muita esperança, a chegada da justiça de Deus.

Se falamos  nos acontecimentos finais, no centro de tudo está a última vinda do Senhor Jesus. Para esta vinda gloriosa é que os cristãos devem preparar-se através da vigilância. Estamos numa linguagem especial que nos fala do fim dos tempos, em que a manifestação de Deus como juiz é descrita  através de imagens catastróficas.

Jesus quer alertar que importa estar atentos aos sinais, pois eles acontecem na vida de todos. É preciso lê-los e interpretá-los a partir da fé em Jesus Cristo, morto e ressuscitado.A história da humanidade e de cada pessoa é transitória. Neste mundo tudo passa. No meio dos acontecimentos e provações existe, no entanto, algo de permanente, de definitivo e certo: o Filho do Homem, vindo com poder e grande glória. Os sinais vão acontecendo. Importa, então, erguer–se sempre e levantar a cabeça, pois se aproxima a libertação.

Assim nos convida Lucas: ”animem-se e levantem a cabeça,  pois ,a salvação está perto”(v28)Que significam estas palavras, para os dias de hoje? A palavra de Deus é viva e eficaz: não fica no ar,mas encarna, penetra a realidade concreta. Que salvação proclamaremos  nós, cristãos, em nossos dias? Não esperamos somente a salvação eterna, mas também  uma salvação presente e futura, a realização das esperanças num mundo de fraternidade, justiça e paz. Os seres humanos não podem ficar pesados pela devassidão, pela embriaguez, pelas drogas, pela corrupção generalizada, pelos ídolos do nosso tempo.No Evangelho,ao mesmo tempo que nos apresenta um tempo de esperança e de conversão, nos coloca frente a frente com a exigência cristã da vigilância. Vigiar significa ficar atento, orando, em todo momento, para ter força de escapar de tudo que se possa acontecer.

O discurso de Jesus sobre a vigilância é para todos nós, hoje. Nossa angústia, nosso medo, nosso espanto, não são causados pelos “sinais do sol, da lua e das estrelas”.(O discurso de Jesus é apocalíptico, adaptado à cultura de seu tempo, e precisamos transpor esses sinais do mundo natural para o mundo da História, que é onde o Espírito se manifesta) Nossas angústias e inseguranças são causadas pelas crises econômicas, pelos conflitos sociais,pelos abusos do poder, pela falta de pão para muitos,por uma sociedade consumista, pelas frustrações de muitos de nossos irmãos, pela onda de assaltos, homicídios, roubos e pela drogas existente em toda parte.

A mensagem de Jesus não nos livras dos problemas, da insegurança, mas nos ensina a enfrentá-los.A nossa atitude é procurar descobrir os passos de Deus no drama da História (P.187) A atitude de vigilância à qual o Advento  nos conduz e a de estar.atentos  à descoberta do “Cristo que veio, vem e virá” nas situações atuais, e enfrentá-las como sendo um processo necessário na libertação total que passa pela cruz.(P.278)

Peçamos a Deus que continue a caminhar conosco dando-nos força, coragem e muito discernimento, revigorando sempre a nossa esperança e abatendo o nosso pessimismo.

Que os sinais dos ensinamentos de Jesus, de sua  vida, de sua Paixão,Morte e Ressurreição nos ajude a interpretar todos os outros sinais no decurso de nossa vida.

 
 
xm732