Colunas
 
Deus te abençoe!
Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.
 
Leia os outros artigos
 
Para enviar esse texto automaticamente no FACEBOOK, clique no botão abaixo:
Você tem muitos amigos e envia e-mails para todos? Então você pode enviar esse artigo para todos seus amigos de uma única vez, basta copiar a url abaixo e colar em seu e-mail.
Para enviar manualmente, copie CTRL C o código acima e cole CTRL V no mural ou mensagens de e-mails dos seus amigos:
Leia os outros artigos
 

Ao lembrar de meus queridos pais, de nossa casa lá em Sarandira, distrito de Juiz de Fora, aonde eu nasci e fui criado a primeira recordação que vem a minha mente é aquele ensinamento basilar de meus queridos pais: "Benção papai!"; "Bênção mamãe". Assim eu fui criado em um ambiente abençoado, de verdadeiro respeito e veneração por meus pais, avós, tios e familiares.

Abençoado porque tomava a bênção diária de meus pais para dormir, ao acordar, ao sair para os estudos ou para o trabalho em tudo nós éramos muito abençoados pelos meus nossos pais. Falo não só de mim, mas de todos os meus irmãos, que receberam a mesma educação e a mesma bênção que até hoje sentimos nos acompanhar.

Quando nós damos a bênção ou a recebemos somos portadores da bondade, da clemência e da misericórdia divina. Diz o ditado que a "boca fala do que o coração está cheio". Se o nosso coração está cheio e é portador de bênção seremos sempre pessoas abençoadas por Deus Uno e Trino, conforme ao fazermos o sinal da cruz na fronte somos protegidos dos maus pensamentos; ao fazer o sinal da cruz sobre o peito somos protegidos dos mãos sentimentos e ao fazer, por fim, o sinal da cruz nos ombros somos protegidos em nosso agir cristão.

Falo do costume de pedir a bênção: aos pais, aos avós, aos tios, aos padrinhos, ao Bispo e ao sacerdote porque vejo que, infelizmente, no mundo agitado em que vivemos estamos perdendo as bonitas tradições que nos foram legadas pela nossa fé e estamos perdendo a chance de sermos abençoados por Deus Uno e Trino.

Os pais que abençoam os seus filhos são, também, abençoados pela bênção que dão. A bênção vai e volta e por isso quem vive sob a bênção divina é uma pessoa abençoada.

Que bom seria que nossos novos casais também passassem a abençoar os seus filhos como nossos pais nos abençoaram no passado.

Devemos dar a bênção aos nossos amigos: nas despedidas devemos dizer que Deus te acompanhe; que Deus te guarde; vá com Deus, que Deus te abençoe, todas estas manifestações de nossa religiosidade e da nossa fé, que não devemos ter vergonha de proclamar.

O poder da palavra "Bênção" é muito rico! Diz que a "bênção é um substantivo feminino que significa:
1. Expressão ou gesto com que se abençoa;  2. [Religião católica] Sinal da Cruz feito sobre o que se benze. 3. [Figurado] Benefício, graça, favor especial".   

Por isso vamos ensinar aos nossos filhos e amigos o poder da bênção de Deus e a grandeza de nós, como batizados, podermos também fazer chegar esta consoladora bênção ao maior número possível de pessoas. Deus te abençoe sempre!

 
 
xm732