Liturgia Dominical
 
Imaculada Conceição da Virgem Maria - B
 
Leia as outras homilias
 

"Com grande alegria rejubilo-me no Senhor, e minha alma exultará no meu Deus, pois me revestiu de justiça e salvação, como a noiva ornada de suas jóias". (cf. Is 61,10).

Meus irmãos,

No tempo do Advento, que é tempo de esperança, de silêncio e de aguardo, na doce espera do Nascimento do Redentor do gênero humano celebramos hoje uma festa muito importante e muito cara a todo o povo brasileiro: a festa de Maria, comprometida com o projeto salvífico de Deus.

A festa de hoje celebra a fé da Santa Igreja Católica de que Maria não experimentou o pecado original, para que fosse digna de ser a Mãe do Filho de Deus. Trata-se de uma visão da Igreja em matéria de eclesiologia – da vida da Igreja – e de escatologia – do tratado das coisas futuras.

Maria Santíssima é a única exceção da participação universal do pecado, que reina desde o pecado original, conhecido como o pecado do Homem e da Mulher. Em Maria Virgem e em sua prole, a Igreja viu a plenitude daquilo que está prefigurado na primeira leitura retirada do livro de Gênesis: a mulher e a sua descendência, pisando aos pés e a cabeça da serpente, encarnação da tentação pecaminosa. Portanto, Maria é a nova Eva, conforme o estudo dos antigos padres da Igreja: “Ave, Eva”.

Caríssimos Irmãos,

A primeira leitura de hoje nos fala da existência do pecado na vida dos homens e da mulher(cf. Gn 3,9-15.20). Mostra o drama do homem e da mulher diante do Criador, ao se sentirem culpados por algo que lhes roubou a paz, já que caíram na real que não foram capazes de cumprir o que Deus lhes havia determinado. O que é bom ter presente é a capacidade dos homens e das mulheres de caminharem na contra mão do projeto de salvação do Deus da vida, de realizar a vontade do Senhor Deus, cedendo ao pecado, aos caprichos pessoais, aos projetos que nunca foram e nunca serão de Deus. É querer ter a tentação de ser o próprio Deus. A leitura primeira é uma constatação do que é a vida humana e a liberdade que o homem tem em escolher entre o bem e o mal.

Irmãos e Irmãs,

Em vista disso todos nós, em contra-partida, somos convocados a cooperar com Deus na realização do seu projeto, comprometendo-se com Deus. No Evangelho de Lucas(cf. Lc 1,26-28) Maria é apresentada como a mais fiel da humanidade que se comprometeu com a realização do projeto do Pai. Em Gênesis temos a humanidade pecadora que é redimida pela humanidade fiel, cheia de graça, do Evangelho que descreve as maravilhas do Magnificat, entoado diariamente nas Igrejas de todo o mundo com a récita das Vésperas.

Deus projeta em Maria a sua própria imagem e semelhança que não via mais desde o primeiro pecado da história da humanidade. Deus dialoga com as suas criaturas, à partir da Virgem Maria, porque Maria é a representante do povo sofrido. Maria pobre, sem genealogia, sem passado importante, gente simples do povo judeu, buscada na escuridão de uma vida simples, mas digna, é a representante do povo sofrido que foi escolhida para receber em seu seio virginal o Salvador, o Divino Infante.

Maria simples, resignada em cumprir a vontade do Pai, foi a protagonista privilegiada do teatro da salvação, encarnando os anseios do povo de Deus, espoliado e sofrido, exilado e maltratado, trazendo em seu ventre “o ramo de Jessé” que salvará a humanidade, rompendo o tempo de dignidade e de acolhida.

Profundamente comprometida com o povo, com a libertação de todas as amarras que impedem o projeto de salvação, Maria não é sinônimo de amuleto, mas Maria é a consciência critica da vida cristã, a mulher que nos questiona, nos incomoda, que nos convida a conversão e a mudança de vida. Maria é a mulher comprometida com o projeto do seu Filho Jesus.

Celebramos esta Festa da Imaculada Conceição no tempo do Advento, para que todos nós tenhamos consciência do papel que Maria exerce na economia da salvação, apontando uma mulher que assumiu o projeto de Deus em sua vida. Maria cumpriu sua missão oferecendo ao mundo o Filho de Deus, nosso Salvador. Aqui reside o ponto central da missa de hoje: o mistério da Imaculada Conceição é o mistério da perfeita pertença à santidade de Deus, que é o núcleo também da santidade da Igreja e o futuro ao qual todos nós somos chamados. Em Maria, este futuro já é o passado. Por isso o prefácio desta Liturgia proclama “as primícias da Igreja”.

Queridos irmãos,

A segunda leitura desta solenidade(Ef 1,3-6.11-12) nos apresenta o plano de Deus para com os homens, destinados a serem imaculados. O começo da Carta aos Efésios resume todo o agir de Deus na palavra “bênção”. Deus é sempre; seu amor para conosco, também, desde a eternidade. E Deus é, ao mesmo tempo, a nossa meta. Mas não a podemos alcançar por nossas forças próprias ou pela nossa vaidade ou muito menos pelo nosso orgulho. Aí intervem a graça de Deus, dando-nos Cristo como Salvador e Cabeça; por ele também, nosso pecado é apagado; nele, temos a esperança: Deus nos adotou como seus filhos.

Amigos,

Não podemos separar os dois mistérios: a encarnação de Jesus e a Imaculada Conceição de Maria em vista da maternidade divina. Maria foi concebida sem pecado em previsão de ser a escolhida de Deus para a Mãe de Jesus Cristo que, ao mesmo tempo, seria Deus e criatura humana. Como também não se pode separar o mistério da encarnação do mistério da salvação humana. Todos somos hoje co-envoltos na graça. São Paulo nos adverte: “Vos tornastes filhos de Deus em Cristo Jesus, fostes revestidos de Cristo(cf. Gl 3,27). Tornamo-nos, igualmente, participantes da graça divina na pessoa de Jesus. A festa de hoje, portanto, celebra os planos e os meios de Deus em Maria por causa de Jesus; e, em Jesus, por causa da redenção do mundo. A força-motriz de tudo é o imenso amor e a incontida misericórdia de Deus.

A santidade é o maior convite e o maior apelo da Igreja, conforme nos ensinou o saudoso Pontífice João Paulo II. Ser santo é ser audacioso e ser simples na busca das bem-aventuranças. Se Maria foi preservada do pecado, contando com o seu patrocínio, todos nós poderemos atingir a meta de vida que é ser santos. Em tudo isso MARIA foi e sempre será o exemplo completo. Por isso a Virgem Maria é a representante da humanidade enfim cheia de graça, redimida, escolhida, chamada a ser parceira de Deus na obra da salvação. Parceria que nasce da santidade na “busca do rosto sereno e radioso do Nosso Senhor Jesus Cristo”.



 
 

xm732