Como Maria, façamos a vontade de Deus

Enriqueça a sua fé - Artigos e Espiritualidade para formação católica

A exemplo de Maria devemos abrir amão de nossos planos e sonhos para viver os planos do Senhor.

Índice: Leia os outros artigos e Espiritualidade para formação católica

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


A palavra meditada hoje está em São Lucas 1,26-38:

26. Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27. a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria.
28. O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra- te, cheia de graça!- O Senhor está contigo".
29. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
30. O anjo, então, disse: "Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus.
31. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
32. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai.
33. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim".
34. Maria, então, perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?"
35. O anjo respondeu: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus.
36. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril,
37. pois para Deus nada é impossível".
38. Maria disse: "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo retirou-se de junto dela.


Maria é modelo para todo cristão. Ela não atraiu nada para si, mas deixou um ensinamento de que é possível fazer a vontade de Deus. A exemplo dela, devemos nos abrir ao querer do Pai, abrindo mão de nossos planos e sonhos para viver os planos do Senhor.

Concebida sem o pecado original para gerar o Salvador, Maria é a cheia de graça. Meditando essa Palavra, podemos imaginar o diálogo entre Nossa Senhora e o Anjo Gabriel. Ela possuía uma fé racional, pois questionou o anjo para saber como conceberia, afinal, não conhecia homem algum. Porém, sua fé racional não se limitou ao questionamento, pois houve a renúncia de seus planos para viver a vontade de Deus.

Ao pronunciar: "Eis aqui a serva do Senhor", essas palavras foram o dispor de Maria nas mãos de Deus. Ela, para nós, é modelo de fé e fidelidade, modelo de esposa, mãe e educadora. Ao cumprir a vontade do Senhor, Maria permitiu que Ele escrevesse uma nova história em Sua vida.

Uma vez que o Salvador da humanidade veio ao nosso encontro, Ele nos renovou. Somos chamados, assim como Maria, a gerar o Cristo para a humanidade. Para gerarmos o Filho, precisamos aceitar os planos do Pai em nossa vida.

Questionemo-nos: Quais são os projetos de Deus para a nossa vida? Cristo precisa ser levado a muitos corações.

As palavras do anjo a Virgem Maria se atualizam, no dia de hoje, a cada um de nós. É tempo de gerarmos Jesus para a sociedade.

Talvez, o medo adentre nosso coração e relutemos em dar nosso 'sim' a Deus. Mas não tenhamos medo, pois o Espírito Santo vem em nosso auxílio. Morramos para as nossas vontades, a fim de vivermos os projetos do Senhor.

Pela intercessão de Maria, o Espírito Santo realiza em nós uma obra nova. A Virgem nos ensina a renunciarmos nossas vontades para viver os planos de Deus. Sozinhos não conseguiremos, porém com Ele nossa vida terá sentido.

Maria se fez serva do Senhor e colocou-se à disposição de Sua vontade. E nós? Não ouviremos Deus se não tivermos intimidade com Ele. Peçamos a Santíssima Virgem a graça de fazermos a vontade do Senhor. Coloquemos nossa vida diante d'Ele e, como Maria, digamos: "Eis aqui a servo(a) do Senhor! Faça-se em mim segundo a Tua palavra".

Padre João Marcos Polak
Sacerdote da Comunidade Canção Nova
www.cancaonova.com