Decerto hoje você deve ter

Reflexões Diárias

As vezes somos egoístas com os irmãos mais necessitados, quando nos pedem uma ajuda ou esmola, negamos ou damos com menosprezo

Índice: Voltar ao índice das reflexões

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Decerto hoje você deve ter almoçado e jantado e, ao levantar-se da mesa, os seus familiares lhe terão desejado “Bom proveito!” Você já pensou, porém, que no dia de hoje não se pôde desejar bom proveito a muitíssimos homens, irmãos seus, pela simples razão de que não almoçaram nem jantaram?

Dizer-Ihes: “Bom proveito!” soaria a sarcasmo, porque pertencem ao desnutrido exército dos famintos. É triste constatar que nossa sociedade gasta mais milhões em armas para a morte, do que em alimentos para a vida.

Não lancemos a culpa sobre Deus, não pensemos em diminuir o número dos convidados à mesa da vida; Deus dotou nosso planeta de meios mais que suficientes para fazer desaparecer a fome. Somos nós os egoístas com os irmãos mais necessitados e, quando nos pedem uma ajuda ou esmola, ainda a negamos ou, se a damos, fazemo-lo com um sabor de auto-suficiência, quando não de alta generosidade.

A projeção de sua fé e de seu batismo para o compromisso temporal não pode ser esquecida ou descuidada por nenhum motivo; e isto não só por caridade, mas por justiça. O copo d’água dado ao sedento por caridade, é algo que se oferece a Deus, pois “todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes” (Mt 25,40).