A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
Para amar os outros, é preciso compreendê-los
Reflexões Diárias
Nunca chegamos a compreender nossos irmãos, se antes não os amarmos.
Índice: Voltar ao índice das reflexões
-
Compartilhe essa reflexão diária com seus amigos. Ajude-nos a levar a Palavra de Deus a todos:
- Telegram
Para amar os outros, é preciso compreendê-los. Acontece, porém, que nunca chegamos a compreendê-los, se antes não os amarmos.
Compreendê-los não é chegar a conhecê-los e mesmo a situá-los conceitualmente com a razão.
Nesta ciência da vida nos defrontamos com o paradoxo de que o conhecimento e a compreensão do próximo é obra mais do coração do que da razão.
O coração tem razões que a própria razão não consegue compreender; você é demasiado cerebral, só se orienta pelo raciocínio; por isso tem tanta dificuldade para amar, de vez que só quer amar aquele a quem julga, aquele a quem julga com sua mente e que acha que não tem defeitos, que é digno de seu amor, que saberá corresponder ao afeto que você lhe dedica. Muita cabeça e, por isso, pouco coração; e ama-se com o coração e não com a cabeça. Comece amar deveras e verá que as coisas e as pessoas serão vistas e compreendidas com mais facilidade.
Abençoai os que vos perseguem; abençoai-os, e não os praguejeis. Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram. Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com a coisas modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos. Não pagueis a ninguém o mal com o mal. Aplicai-vos a fazer o bem diante de todos os homens. Se for possível, quanto depender de vós, vivei em paz com todos os homens” (Rom 12, 14-18).
-
Compartilhe essa reflexão diária com seus amigos. Ajude-nos a levar a Palavra de Deus a todos:
- Telegram