Exigência do verdadeiro amor

Reflexões Diárias

Encarregar-se da felicidade de outra pessoa é o primeiro movimento e a primeira exigência do verdadeiro amor.

Índice: Voltar ao índice das reflexões

Preciso muito de sua ajuda para continuar a manter o site no ar!
Doação: Ajude a evangelizar. Clique aqui para doar qualquer valor.


Encarregar-se da felicidade de outra pessoa é o primeiro movimento e a primeira exigência do verdadeiro amor; acontece que o amor não se fixa em si mesmo, mas se fixa na pessoa amada.

Por conseguinte, sempre que você busca a si mesmo em primeira linha, não está amando com autêntico amor; sempre que prefere sua própria satisfação ou utilidade à satisfação e tranqüilidade dos outros, não ama de verdade.

Isto quer dizer o seguinte: você não ama os outros, você ama a si mesmo; mas, como amar-se a si mesmo em prejuízo dos outros é destruir-se a si mesmo – e isso não é amar-se – você só se amará a si mesmo quando amar de verdade os outros, quando se sacrificar pelos outros, quando se sacrificar pelos outros, quando se preocupar pelos outros, quando se sacrificar a si mesmo pelos outros.

Não se esqueça: para que o amor seja verdadeiro, deve ser total, único e de doação, oblativo.

Quando alguém se serve de outra pessoa sem uma perspectiva de entrega profunda, é impossível o amor.

“Tudo suporto por amor dos escolhidos, para que também eles consigam a salvação em Jesus Cristo, com a glória eterna” (2Tim 2,10). Rubens Dartia escreveu: “Temos que concordar que somos irmãos, temos que lembrar-nos do doce Pastor que, crucificado, dilacerado, exâmine, para seus verdugos implorou perdão”