A todos que fizerem uma doação concederei acesso ao site Missa com Crianças com todas as historinhas para teatros que podem ser usadas na catequese ou na missa. Clique aqui para doar
São Cristóvão
Santo do dia. Conheça a vida dos santos e sua oração
A devoção à São Cristóvão é uma das mais antigas e populares da Igreja, tanto do Oriente como do Ocidente.
Índice: Conheça a história de vida e oração dos outros santos católico.
Cristóvão era um homem alto e extremamente forte. Pregou na Lícia e foi martirizado a mando do imperador Décio, no ano 250. Depois disto, as informações fazem parte da tradição oral cristã, propagada pela fé dos devotos ao longo dos tempos.
Ele nasceu na Palestina e era chamado Réprobo. Era um guerreiro indomável e invencível. Depois de muito tempo, reconheceu a figura de Jesus como um grande mestre e senhor. Um eremita o orientou a praticar a caridade para servir ao Cristo. Então ele abandonou as armas imediatamente. Integrou-se a uma instituição de caridade e passou a dar ajuda aos viajantes. De dia ou de noite, ficava às margens de um rio onde não havia pontes e onde várias pessoas se afogaram por causa da profundidade, transportando os viajantes de uma margem à outra.
Diz a tradição que certo dia fez o mesmo com um menino. Mas conforme atravessava o rio a criança ia ficando mais pesada e só com muito custo e sofrimento ele conseguiu depositar com segurança o menino na outra margem. Então perguntou: "Como pode ser isso? Parece que carreguei o mundo nas costas". O menino respondeu: "Não carregou o mundo, mas sim seu Criador". Assim Jesus se revelou à ele e o convidou à ser seu apóstolo.
Mudou seu nome para Cristóvão, que significa algo próximo de "carregador de Cristo", e passou a peregrinar levando a Palavra de Cristo. Foi à Síria, onde sua figura espetacular e nada normal chamava a atenção e atraía quem o ouvisse. Ele então falava do Cristianismo e convertia mais e mais pessoas. Por este seu apostolado foi denunciado ao imperador Décio, que o mandou prender. Cristóvão foi então flagelado, golpeado com flechas, jogado no fogo e por fim decapitado.
Reflexão:
A devoção à São Cristóvão é uma das mais antigas e populares da Igreja, tanto do Oriente como do Ocidente. São centenas de igrejas dedicadas à ele em todos os países do mundo. Também não faltam irmandades, patronatos, conventos e instituições que tomaram o seu nome, para homenageá-lo. Ele consta da relação dos "Catorze Santos Auxiliadores" invocados para interceder pelo povo nos momentos de aflições e dificuldades.
Oração:
"Senhor, que dissestes: "Quem vos recebe, a mim recebe"; e mais: "Quem não toma a sua cruz e me segue, não é digno de mim", fazei com que o bem-aventurado mártir São Cristóvão aumente em nós o amor de vosso nome e tenhamos a felicidade de ver-nos em nossos irmãos no caminho da vida. Amém".
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR